Honda Aircraft garante produção do HondaJet com a homologação de sua fábrica nos EUA.

Honda Aircraft

Honda Aircraft

A companhia de base norteamericana Honda Aicraft atingiu o último estágio em busca da certificação de sua linha de produção da mais nova aposta em jatos executivos leves no setor: o HA-420 HondaJet. Após ter a certificação de tipo garantida pelo FAA, agora a nova fabricante poderá fazer seus próprios testes e manutenção além de conceder garantias de aeronavegabilidade.

Após a certificação de tipo, a Honda já entregou os primeiros 13 jatos a clientes e negociadores que vão introduzir a nova aeronave no mercado. A assessoria da empresa não revela o número de pedidos que já recebeu, mas Will Cutter, dono de uma das maiores representantes de vendas da aeronave, garante que o HondaJet tem sido um sucesso de consultas e pedidos após a confiança adquirida no Tour de demonstração mundial feito em 2015.

O jato tem seis lugares e é motorizado por dois General Electric Aero Engines HF120, cada um produzindo 2 mil libras de tração, montadas sobre as asas, o que tem chamado bastante atenção pela inovação demonstrada. A fabricante garante que assim, o arrasto aerodinâmico é menor. A aeronave tem seu teto de serviço em 43 mil pés a uma velocidade máxima de cruzeiro de 420 nós.

Garmin® G3000

Garmin® G3000

Para atender aos clientes no Brasil, a Honda Aircraft Company escolheu a Líder Aviação para oferecer vendas, serviços e assistência do HondaJet. A Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva da América Latina, e opera 23 bases de atendimento em todo o país.

No ano passado, a HondaJet concluiu com sucesso um tour mundial, em que a aeronave foi exposta pela primeira vez no Japão, Europa e América do Sul. O tour mundial, juntamente com um tour de demonstração na América do Norte, demonstrou a maturidade e confiabilidade da aeronave, que está pronta para entrar em serviço. O HondaJet voou mais de 300 horas no total, na América do Norte, Japão, Europa e América do Sul.

Desde o início das operações no final de 2014, o Centro de Treinamento da Honda Aircraft em Greensboro se prepara para treinar pilotos e técnicos de manutenção, através da contratação de pessoal, desenvolvimento de infraestrutura e finalização de currículos.

A Honda Aircraft Company fez uma parceria com a FlightSafety International, líder mundial em treinamento em aviação, para desenvolver um programa que incorpora tecnologia de ponta. O programa inclui um sistema gráfico avançado e o “Operational Day Flow (ODF)”, metodologia que permite que os pilotos façam a transição entre a sala de aula e a cabine de comando sem qualquer obstáculo.

O simulador de voo da HondaJet obteve o certificado provisório Nível C da FAA. Após a certificação de tipo do HondaJet, o simulador receberá o certificado Nível D e estará pronto para o treinamento de classificação de tipo.

“Com o HondaJet, a Honda Aircraft Company não está simplesmente trazendo um novo valor para o mercado, mas estabelecendo um padrão mais elevado no que diz respeito à posse de uma aeronave”, afirmou Fujino. “Juntamente com nossa rede de representantes do HondaJet, construímos uma infraestrutura que cumprirá com nossos objetivos, e agora estamos prontos para iniciar as operações”.


Divulgação Líder Aviação / AeroIN

 

 

 

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.