ICAO classifica Brasil entre 5 melhores do mundo em segurança operacional.

IMG-20150810-WA0081

A ICAO – International Civil Aviation Organization, em português OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), ratificou ao órgão regulador brasileiro (ANAC) um grande resultado nos termos de conformidade – 95,07% – com o Universal Safety Oversight Audit Programme – Continuous Monitoring Approach (USOAP CMA), programa lançado em resposta às preocupações sobre a adequação da vigilância da segurança operacional da aviação civil em todo o mundo. Esse foi o resultado recebido referente à auditoria presencial realizada entre os dias 9 e 13 de novembro de 2015 na sede da Agência, em Brasília.

O resultado alcançado pela ANAC coloca o Brasil entre os cinco países com melhores indicadores relacionados à segurança operacional, atrás somente do Canadá, Singapura, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos. Na avaliação anterior da OACI, realizada em 2009, a Agência ocupava apenas a 21ª posição nessa avaliação, com nota de 87,6%.

Em comparação com a auditoria anterior, a área de auditoria que recebeu o maior incremento percentual de implementação foi Operações de Aeronaves (Aircraft Operations – OPS), com aumento de 16,94%. O indicador passou de 80,65% para 97,58%. Outra área que merece destaque na auditoria recente foi a de Organização da Aviação Civil (Civil Aviation Organization – ORG), que passou de 92,31% para 100% de conformidade.

A próxima auditoria da OACI no Brasil deverá ocorrer até 2018. O USOAP tem como objetivo promover a segurança operacional da aviação global por meio de auditorias e missões presenciais regulares dos sistemas de vigilância de segurança em todos os 191 Estados-Membros da OACI.

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

7 Comments:

  1. Não entendi. Uma associação de pilotos não rebaixou a segurança do país a um mês?

  2. E aquela classificação dos pilotos?

  3. Quero ver os grandes órgãos da imprensa notificar isso como notificaram aquele do balão.

    Ah não, esqueci. Notícia boa não rende pra eles, só tragédia.

  4. Fernando Maschio Siqueira Vinicius Rodrigues tão de parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *