ICAO classifica Brasil entre 5 melhores do mundo em segurança operacional.

IMG-20150810-WA0081

A ICAO – International Civil Aviation Organization, em português OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), ratificou ao órgão regulador brasileiro (ANAC) um grande resultado nos termos de conformidade – 95,07% – com o Universal Safety Oversight Audit Programme – Continuous Monitoring Approach (USOAP CMA), programa lançado em resposta às preocupações sobre a adequação da vigilância da segurança operacional da aviação civil em todo o mundo. Esse foi o resultado recebido referente à auditoria presencial realizada entre os dias 9 e 13 de novembro de 2015 na sede da Agência, em Brasília.

O resultado alcançado pela ANAC coloca o Brasil entre os cinco países com melhores indicadores relacionados à segurança operacional, atrás somente do Canadá, Singapura, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos. Na avaliação anterior da OACI, realizada em 2009, a Agência ocupava apenas a 21ª posição nessa avaliação, com nota de 87,6%.

Em comparação com a auditoria anterior, a área de auditoria que recebeu o maior incremento percentual de implementação foi Operações de Aeronaves (Aircraft Operations – OPS), com aumento de 16,94%. O indicador passou de 80,65% para 97,58%. Outra área que merece destaque na auditoria recente foi a de Organização da Aviação Civil (Civil Aviation Organization – ORG), que passou de 92,31% para 100% de conformidade.

A próxima auditoria da OACI no Brasil deverá ocorrer até 2018. O USOAP tem como objetivo promover a segurança operacional da aviação global por meio de auditorias e missões presenciais regulares dos sistemas de vigilância de segurança em todos os 191 Estados-Membros da OACI.

Veja outras histórias

Médicos fazem história com primeiro transplante onde um coração cruzou o...

0
Médicos conseguiram um feito histórico ao realizar o primeiro transplante de coração humano no qual o órgão doador foi transportado