Idosos carentes entram num avião pela primeira vez em iniciativa promovida por spotters mineiros.

DSC01343

O grupo de fotografia aeronáutica mineiro, Spotter Clube MG, promoveu no último mês de Agosto de 2015, uma ação social muito bonita. Com apoio da Azul e do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, o grupo de spotters levou idosos carentes do Lar Senhor Bom Jesus – LSBJ para conhecer de perto um avião, alguns deles, pela primeira vez na vida.

O organizador da ação, Eduardo Cabrera, se emocionou com o evento. “O início e o fim da nossa atividade se dá no ser humano. É por ele, para ele e com ele que devemos nos preocupar […] Penso que ainda precisamos caminhar mais por aqueles que se encontram à margem do caminho, pois só assim conseguiremos construir uma sociedade mais justa e fraterna, com igualdade social e resgatando a dignidade humana dos mais necessitados”, diz.

 

Saiba tudo sobre a visita

Na tarde do dia 22 de agosto, o Aeroporto da Pampulha recebeu a visita do Lar Senhor Bom Jesus. Trata-se de uma instituição que surgiu no ano de 1995, na antiga Vila Vicentina, em Belo Horizonte, pela iniciativa dos confrades que tinham como ideal o acolhimento humano aos idosos e idosas mais necessitados da comunidade. A casa tem a finalidade de acolher e amparar os idosos e idosas com dependência para Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). Atualmente são atendidas 25 hóspedes com faixa etária entre 60 e 99 anos. A iniciativa foi organizada pelo Spotter Clube MG.

Os visitantes foram recepcionados no Posto 1, local de onde o passeio pelo sítio aeroportuário foi iniciado. OS idosos conheceram o pátio principal e as áreas de embarque e desembarque de passageiros. O ponto alto foi poder conhecer uma aeronave ATR-72 da AZUL. Os mecânicos apresentaram os sistemas da cabine de comando e de passageiros. Todos embarcaram na aeronave e posaram para as muitas fotos registradas pelos spotters voluntários.

Posteriormente, os visitantes foram muito bem recebidos pelo Batalhão de Operações Aéreas – BOA, do Corpo de Bombeiros Militares. Houve apresentação das aeronaves e os equipamentos utilizados na busca e salvamento das vítimas. Alguns dos idosos comentaram que tinham o sonho de ser bombeiro desde sua infância. Estes foram presenteados! Muito gentilmente, aqueles profissionais paramentaram esses idosos com roupas especiais de combate a incêndio e os consagraram batizando-os de “bombeiros honorários”.

 

 

O empenho e a solidariedade de todos os profissionais que participaram da ação são exemplos de gestos de humanidade e gentileza. Ao final da visita, o Sgt Ivair explicou aos visitantes sobre o nome que leva aquela corporação, a saber: ARCANJO, que é o anjo principal ou anjo da mais alta ordem na hierarquia celeste enviado por Deus. Todos se emocionaram muito e agradeceram com uma grande salva de palmas.

Por fim, todos visitaram também a Seção Contra Incêndio – SCI, dos Bombeiros do aeródromo, composta por funcionários da INFRAERO. O Encarregado de Atividade de Salvamento e Combate a Incêndio, Antônio Carlos Correia Santos, e sua equipe, apresentaram os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, demonstrando algumas técnicas de combate a incêndio em caso de emergência aeronáutica.

Outro momento de emoção aconteceu quando foi montada uma linha de combate a incêndio e efetuado um exercício simulado. Houve a elevação do veículo com uma almofada pneumática, simulando o resgate de vítimas das ferragens. Os visitantes foram conduzidos a sala de instrução onde foi passada uma mensagem e a visita se encerrou com um delicioso lanche oferecido pela equipe de serviço. A alegria e gratidão pela acolhida ficou evidente nos olhos de cada participante.

Aos membros do Spotter Clube MG, ficou o sentimento de missão cumprida e os sentimentos de admiração e respeito pelas pessoas e profissionais que, gratuitamente, se empenharam na realização desta Ação Social.

O AEROIN também se emociona e parabeniza a ação do Spotter Clube MG. Parabéns pessoal!

 

13 Comments:

  1. Baita diferencial! Enquanto a maioria esmagadora em nosso meio se preocupa em views e likes em suas fotos, ainda tem quem acredite no ser humano e no resultado que a união pode gerar. Parabéns à rapaziada de MG!

  2. Meus parabéns Eduardo Cabrera! Sua atitude foi muito nobre e precisa ser lembrada e receber os agradecimentos. Merece palmas e o Tocantins inteiro!

  3. Que bacana essa iniciativa com os idosos parabens que tenham sucesso !

  4. Nossa isto e lindu .maravihloso.

  5. Parabéns! Iniciativa belíssima. Me pegaram bem quando estava cortando cebolas…

  6. PARABENS!! Pela inciativa.