Imagens incríveis e inéditas da cidade de Dubai vista do alto

403

O meu sentimento enquanto estive vendo Dubai do alto foi de inspiração. A mão do homem está construindo uma megalópole no meio de uma imensidão de areia e, ainda que algo pareça artificial, ainda há o sentimento de que o xeque Rashid estava certo quanto à sua visão de futuro. E que escolheu o seu filho certo, Mohammed, para dar continuidade em seu trabalho.

O país dos recordes e das obras magníficas se transformou pela visão de um governante que só queria ver seu povo prosperar.

Nosso embarque aconteceu numa tarde quente de inverno, no Cessna C208 Caravan I da empresa Seawings, comandado pelo capitão Stephane. Voo seguro, tranquilo, 40 minutos apreciando Dubai. Um país bonito culturalmente e visualmente, como você acompanha nessas fotos.

805

A rodovia Sheikh Zayed corta a maior parte dos Emirados Árabes Unidos. São 558km de extensão e 7 pistas de rodagem de cada lado.

654

Olhando lá na parte superior-direita do mapa você encontra nosso ponto de partida e de chegada. A nossa rota começou pelo litoral do Golfo Pérsico, indo até a cidade antiga (logo após o braço de mar), retornamos por sobre Dubai, contornando o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa.

127

O arquipélago artificial em formato de palmeira “Palm Jebel-Ali” está com as obras caminhando em ritmo lento desde a crise econômica mundial em 2008. Os investidores prometem retomar a obra a todo vapor num futuro próximo.

170

O porto de Jebel Ali é o maior porto artificial do mundo e o maior porto do Oriente Médio. Localizado 35 quilômetros a sul do centro de Dubai, é uma verdadeira cidade, com operação de mais de 5.000 empresas de 120 países. Aberto em 1979, tem 67 posições de atracamento de navios de grande porte.

186

A foto abaixo apresenta a grande concentração industrial no bairro de Jebel Ali . Ao fundo as plantas de dessalinização da água do Golfo Pérsico que respondem por 98,8% consumida na cidade de Dubai.

200

O conjunto de fotos abaixo é muito interessante, pois mostra loteamentos residenciais de vários tipos, do mais alto luxo até os mais simples, localizados ao sul de Dubai. Os árabes locais, que antes viviam na parte antiga da cidade, se mudaram para essas novas casas.

Lá, na parte antiga da cidade, hoje vivem os trabalhadores que estão construindo a cidade, provenientes de várias partes do mundo.205 202 212 210

Durante uma acentuada curva, se desdobra para nós o perfil da cidade de Dubai e um dos hotéis mais luxuosos do mundo, o Burj Al-Arab, que tem diárias a partir de R$ 3.850,00.

234 238

O arranha-céu mais alto do mundo – Burj Khalifa (ou “torre do khalifa”) – tem 828 metros de altura.

271

Na costa, outra estrutura artificial está sendo criada. Num ambicioso projeto, o mapa do mundo está sendo desenhado pelo conjunto de ilhas com tamanho variando entre 14 mil a 42 mil metros quadrados. 284 304

A modernidade soma-se ao clássico na arquitetura de Dubai. São dezenas de edifícios enormes dos mais variados estilos.

330 350

E ainda há muito espaço para ser aproveitado em Dubai.

424 428

393

O aeroporto de Dubai recebeu no ano de 2013 mais de 30% de todo o tráfego aéreo do Oriente Médio. Hoje é um dos três mais movimentados do mundo em voos internacionais.

Além disso são 110 companhias aéreas diferentes – passageiros e cargas – operando no aeroporto. Levando e trazendo os mais de 57 milhões de passageiros anuais.

É a Meca dos voos internacionais.438

Vista aérea da parte antiga de Dubai. Antes do xeique colocar o plano de expansão em prática, Dubai era isso que você está vendo. Esse braço de mar que você vê na parte de baixo da foto divide a parte antiga da parte nova da cidade.

497 483

Capitão Stephane inicia a descida para a marina de Jebel Ali.

643 672 692

No solo, ops… na água.

721 740 743

Esse é o capitão Stephane, chefe de segurança da Seawings e nosso piloto no dia de hoje.

741

 

Todas as fotos dessa grande jornada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *