Inaugurado aeroporto em formato de pássaro que custou US$2,3 bilhões.

turkmenistan-airport-ap-16261398728451

Não seria tão lógico imaginar que o Turcomenistão apresentaria ao mundo um terminal aeroportuário com design tão moderno e elegante quanto os mais avançados aeroportos da atualidade. Mas indo contra o senso comum, o país centro-asiático de pouco mais de 5 milhões de habitantes trouxe à tona seu novo complexo, com capacidade para nada menos do que 17 milhões de passageiros ao ano. E com um design singular!

A arquitetura do novo terminal de cinco andares, localizado na capital Ashgabat, custou $ 2.3 bilhões de dólares e apresenta a forma de um expressivo falcão voando diretamente sobre os usuários que chegam ao local. Não por coincidência, o falcão é o símbolo da Turkmenistan Airways, a empresa aérea de bandeira do país.

Além da alta capacidade de processamento de passageiros, o novo aeroporto também pode lidar com a movimentação de 200 mil toneladas de carga ao ano. Mas há um pequeno problema com toda essa novidade. Em 2015 o Turcomenistão recebeu singelos 105.000 turistas segundo dados da agência de turismo local. Isso porque a obtenção de visto para ingressar no país é bastante rígida. Se o visitante for permanecer no país por mais de 5 dias, precisará de uma autorização turística oficial e de guias oficias acompanhando-o.

E qual a explicação para tal suntuosidade de investimentos? Segundo Gurbanguly Berdymukhamedov, presidente do Turcomenistão, seu país tem um sólido “potencial de trânsito de passageiros”. Haja potencial, não é mesmo?!

Veja mais fotos internas e externas do aeroporto:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

42 Comments:

  1. Enquanto aqui no Brasil só tem em formato de anta! Rsrs

  2. Que beleza… interno e externo como o título da reportagem!

  3. Lindo! Mas, né… Imagino o quanto esse aeroporto foi superfaturado!

  4. bom dia amigos-as do aeroin-brasil, realmente ficou muinto bonito. um abraco a todos

  5. É porque lá fora eles usam todo o orçamento na obra.Aqui no Brasil eles desviam as verbas ( roubam).

  6. Por um instante achei que algum aeroporto brasileiro. Kkk

  7. Muito bonito modelo inovador.

  8. Quem foi o arquiteto que projetou o aeroporto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *