Indiana é a mais jovem comandante de Boeing 777 no mundo.

Nos últimos anos, as mulheres têm aumentado a sua presença na aviação, um ambiente dominado majoritamente por homens. No ano passado mostramos aqui no AeroIn a Kate McWillians, que se tornou a comandante mais jovem do mundo, comandando um Airbus A320 da EasyJet. Hoje destacamos a indiana Anne Divya, que se tornou a mais jovem capitã de Boeing 777 da história.




Mas chegar ao assento da esquerda do maior bimotor a jato do mundo não foi tarefa fácil para Anne. Durante sua infância, os colegas de sala riam dela quando falava de seu sonho, e de maneira similar seus parentes não apoiavam a decisão profissional dela, com exceção dos seus pais que sempre a apoiaram.

Aos 17 anos eles levaram-na para a escola de voo Indira Gandhi Rashtriya Uran Akademi na região de Uttar Pradesh, no norte da Índia. Durante o treinamento, ela recebeu gozações de colegas pelo seu inglês ruim. Para agravar o fato, a formação de piloto, como em qualquer local do mundo, é cara e sua família teve que pegar um financiamento. Mas isso não desmotivou Anne que, com perseverança, terminou o curso e conseguiu um emprego na Air India logo após a formatura.

Com apenas 19 anos foi para a Espanha fazer treinamento para o Boeing 737. Dois anos depois, estava em Londres para treinamento para o Boeing 777. De seus 21 anos como primeira-oficial no 777, agora com 30 é a comandante mais jovem do mundo a voar o equipamento, que é o sonho de maioria dos pilotos.

Anne conseguiu um feito histórico na aviação considerando os números atuais. Dos 140 mil pilotos de linha aérea no mundo, menos de 6.500 são mulheres, com uma média mundial de 5%. E quando se olha para as comandantes, o número é de apenas 450 mulheres no posto. Mas felizmente estes números têm crescido ano a ano.

Pelo portal ThePointsGuy.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *