Jogador Neymar Visita a Esquadrilha da Fumaça.

13
Por volta das 14h, o avião pousou na pista em Pirassununga/SP e parou perto dos Cadetes que formam o time de futebol da Academia da Força Aérea. Sob os olhos curiosos de todos, o jogador Neymar desceu da aeronave e logo recebeu um boné da Esquadrilha da Fumaça. Sem esperar nenhum minuto, colocou o boné na cabeça e começou a cumprimentar a todos, sendo recebido, inicialmente, pelo Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, Comandante da Academia.

Muito animado com a visita, Neymar afrmou: “estou muito feliz de estar aqui na Fumaça. É um prazer e um orgulho imenso poder conhecer a tão famosa Esquadrilha que tanto admiro”. Questionado se teria coragem de voar em uma das aeronaves, ele logo respondeu: “claro que tenho. Quem não teria vontade de voar com a Fumaça”.

Já no auditório da Esquadrilha, o Brigadeiro Valadares fez uma apresentação sobre a formação dos Cadetes, destacando o Programa de Formação de Valores que consiste em um conjunto de ações que norteia as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores da AFA, de maneira a sensibilizar em todos os níveis a necessidade e a importância de culto aos valores fundamentais que devem nortear a vida dos militares da Força Aérea Brasileira, como disciplina, hierarquia, espírito de corpo e amor à profissão.

Durante a apresentação, o Neymar também pode assistir a vídeos institucionais da AFA e da Esquadrilha. Logo seguiram para o Salão Histórico da Fumaça, e um quadro o chamou atenção, pois era a imagem de um grupo de pilotos junto dos maiores ídolos do futebol brasileiro: Pelé e Garrincha.

A visita seguiu pelo hangar, onde conheceu o Espaço das Aeronaves Históricas e subiu em uma aeronave A-29 Super Tucano, ao lado do Comandante da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, que explicou um pouco sobre a estrutura do avião.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.