KAYAK revela preferências dos viajantes brasileiros, Cuba lidera como destino em alta.

Compilação e análise detalhada de todas as buscas por voos e hotéis realizadas por viajantes brasileiros durante o período de 1 ano. Dicas sobre cada destino, como os passeios e atrações imperdíveis, os melhores lugares para se hospedar (e em quais meses é possível conseguir a melhor tarifa) e até previsão do tempo.  Foi assim que o KAYAK (www.kayak.com.br)  – principal ferramenta de busca de viagens do mundo – construiu o Travel Hacker Report 2017, levantamento que aponta as principais tendências do turismo brasileiro de acordo com a preferência dos próprios viajantes do KAYAK.




Entre as categorias da pesquisa estão: Destinos em Alta; Mais populares; Destinos Litorâneos em Alta, Mais Populares para a Família, além das cidades com os voos mais econômicos (partindo do Brasil). “Mais do que apenas um conteúdo inspiracional, nós usamos essa pesquisa como uma oportunidade para fomentar as viagens por meio de dicas úteis para ajudar os viajantes a conseguir, por exemplo, opções com melhor custo-benefício de voos e hotéis ou até mesmo descobrir qual a melhor época para reservar sua viagem e assim fazer sua escolha de uma forma mais consciente”, explica Eduardo Fleury, country manager do KAYAK no Brasil.

Top 10 destinos em alta: Havana à frente de lista, liderada por destinos internacionais

Destinos de voos com maior porcentagem de aumento anual no volume de buscas. Havana lidera essa estatística e consequentemente fica à frente do ranking que aponta os destinos que mais cresceram na preferência dos brasileiros. Nessa lista, nada de voo de curta duração – os brasileiros mostram que preferem destinos intercontinentais – diferente dos argentinos que veem Buenos Aires como a principal tendência do turismo em 2017.

  1. Havana, Cuba
  2. Toronto, Canadá
  3. Nápoles, Itália
  4. Reikjavík, Islândia
  5. Brisbane, Austrália
  6. Boston, EUA
  7. Lisboa, Portugal
  8. Porto, Portugal
  9. Zurique, Suíça
  10. Austin, EUA

Mas não é apenas entre os brasileiros que “La Habana” (como também é conhecida a capital cubana), está em alta.  No Travel Hacker México, a cidade também aparece como o “destino dos sonhos” entre os viajantes do país.

Top 10 destinos mais populares: São Paulo, Rio, Nordeste e Flórida

Se a seção anterior mostra os sonhos e aspirações dos viajantes brasileiros, essa lista reflete com mais clareza para onde os brasileiros estão, realmente, pensando em viajar. A capital paulista ocupa a primeira colocação, seguida por outros destinos queridinhos dos brasileiros: Rio de Janeiro, Orlando, Buenos Aires e Miami – que também aparece como a cidade mais popular entre os usuários argentinos e colombianos do KAYAK.

  1. São Paulo, Brasil
  2. Rio de Janeiro, Brasil
  3. Miami, Estados Unidos
  4. Orlando, Estados Unidos
  5. Fortaleza, Brasil
  6. Nova York, Estados Unidos
  7. Salvador, Brasil
  8. Recife, Brasil
  9. Lisboa, Portugal
  10. Buenos Aires, Argentina

Top 10 destinos litorâneos em alta: Havana e Nápoles lideram lista

Havana e Nápoles foram líderes entre os destinos mais sonhados e aparecem de novo quando o tema é praia. Essas duas cidades litorâneas foram as mais procuradas no KAYAK Brasil.  Mas não estão sozinhas: Brisbane, Lisboa e Miami – que também já apareceram entre os destinos mais sonhados – são destaques nessa categoria. Cabo Frio, no Rio de Janeiro, é a única representante nacional da lista -figura na sexta posição.

Mas enquanto a lista brasileira traz apenas uma cidade do Brasil, o ranking argentino “bomba” com destinos brasileiros: Porto Seguro lidera o ranking, que também traz Recife, Rio de Janeiro, Maceió e Natal entre as preferências.

  1. Havana, Cuba
  2. Nápoles, Itália
  3. Brisbane, Austrália
  4. Lisboa, Portugal
  5. Cabo Frio, Brasil
  6. Porto, Portugal
  7. Orlando, EUA
  8. Miami, EUA
  9. San Juan, Porto Rico
  10. Copenhague, Dinamarca

Top 10 destinos mais populares para a família: Orlando, Miami e…Lisboa

Diferente das outras categorias, o destaque aqui não chega a ser as cidades que ocupam o topo da lista, já que Orlando e Miami já são hour concurs entre famílias brasileiras. A surpresa foi a capital portuguesa: Lisboa aparece na oitava posição e é a única a figurar também nas outras categorias já citadas. Dica do KAYAK com base em centenas de sites de viagens: a melhor época para reservar uma passagem para Lisboa é três meses antes da viagem – confira valores aqui.

  1. Orlando, EUA
  2. Miami, EUA
  3. Fortaleza, Brasil
  4. Recife, Brasil
  5. Nova York, EUA
  6. São Paulo, Brasil
  7. Salvador, Brasil
  8. Lisboa, Portugal
  9. Maceió, Brasil
  10. Los Angeles, EUA

Destinos com os voos mais econômicos  

Considerando apenas viagens partindo do Brasil para destinos internacionais, cidades como Montevidéu, Buenos Aires e Assunção são as que apresentam as opções mais econômicas de voos – planejando uma viagem para a capital uruguaia com um mês de antecedência, por exemplo, é possível conseguir passagens (ida e volta para 1 pessoa) por uma média R$ 1.060.

Já o Brasil aparece como destino econômico para os turistas provenientes da Argentina: Porto Alegre e São Paulo estão entre as opções com menor custo.

Apesar de não ocupar o topo da lista, a Argentina é o único país a emplacar três destinos na lista dos voos mais baratos: Mendoza, Córdoba e Buenos Aires. Para esta última, uma passagem comprada com 4 meses de antecedência tem um valor médio de R$ 1171 – confira aqui todos os dados sobre a capital.

  1. Montevidéu, Uruguai
  2. Buenos Aires, Argentina
  3. Assunção, Paraguai
  4. Santiago, Chile
  5. Córdoba, Argentina
  6. Lima, Peru
  7. San Andrés, Colômbia
  8. Cusco, Peru
  9. Mendoza, Argentina
  10. Puerto Montt, Chile

E com todos esses dados, o KAYAK ainda tem outros destaques para aqueles que tiveram o desejo de viajar aguçado. Um deles é a ferramenta Explore, que permite a busca das melhores opções de passagens aéreas com base no limite de gastos definido pelo próprio viajante. E para aqueles que já escolheram o próximo destino o KAYAK permite a criação de Alerta de Preços, ou seja, o usuário recebe mensagens por e-mail avisando quando os valores estão mais atraentes.

Metodologia

Sobre a pesquisa: Consideramos as buscas conduzidas no site do KAYAK no Brasil entre 01 de abril de 2016 e 30 de abril de 2017 para viagens com origem no Brasil entre 01 de abril de 2016 e 30 de abril de 2017. Todas as buscas de voos são para ida e volta, excluindo valores atípicos de preços com base em certos critérios. Todas as buscas de hotéis incluem propriedades com pelo menos 4 estrelas e um limite mínimo de cliques, excluindo valores atípicos com base em certos critérios de preço. Todos as informações sobre clima e população foram obtidas de fontes públicas na internet. Os valores apresentados estão sujeitos a alterações e a disponibilidade pode ser limitada. Confira a metodologia completa no site.

Pela Assessoria de Imprensa do KAYAK. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *