KC390 mostra o quão avançada é a nossa Embraer

IMG_9424

Se o seu próximo voo for numa aeronave da Embraer, pode ter certeza que você estará embarcado na mais sofisticada tecnologia. A verdade é que a Embraer é um dos grandes orgulhos do Brasil e mostrou o por quê novamente essa semana com o lançamento para a mídia do KC-390, sua mais nova aeronave multitarefa para uso militar.

Para a Força Aérea Brasileira, o KC-390 será a espinha dorsal de suas operações, estando apta a operar tanto na Amazônia quanto na Antártica. Os motores a jato dão enorme agilidade à aeronave no cumprimento mais rápido e melhor de todas as missões. Para cada tipo de missão será instalado um “kit” diferente na aeronave (radares, sensores, sistemas, etc.).

O projeto todo foi conduzido em parceria pela Força Aérea Brasileira e pela Embraer e a aeronave foi desenhada para levar a operação da FAB a um novo patamar. O avião prevê menores custos de operação com uma flexibilidade operacional jamais vista. Ao todo são previstos 28 aeronaves para a FAB e mais 32 aeronaves para outros países, que já apresentaram intenção de compra.

A apresentação da aeronave ocorreu na última terça-feira (21) em Gavião Peixoto, onde a Embraer produzirá o KC-390, com a presença de várias autoridades brasileiras e estrangeiras. Os próximos passos são testes ainda em solo, nos motores, testes de vibração, dentre outros, até chegar nos testes em voo.

Confira o vídeo oficial do KC-390 e lembre-se dele quando voar num Embraer civil!

 

E sobre o uso do KC-390 na aviação civil?

Perguntamos ao sr. Jackson Schneider, presidente de Defesa e Segurança da Embraer sobre o fato de algumas mídias terem divulgado imagens computadorizadas do KC-390 nas cores dos Correios, assim como ostentando as logomarcas de grandes empresas especializadas no transporte de carga, como FedEx e UPS, no que poderia indicar uma alternativa para o modelo.

O sr. Schneider disse que desconhece estas questões e que o foco do projeto desde o inicio é o emprego militar, como um produto eficiente capaz de atender todas as necessidades operacionais desde salvamento, transporte de grandes cargas, abastecimento em pleno voo, combate a incêndio, patrulha de fronteiras terrestres e marítimas.

No entanto, existe a possibilidade de empresas de transportes especiais adquirirem o KC-390, já que possui características únicas, como sua rampa de 5m que facilita o embarque além disso, o avião tem a capacidade de transportar em média 23 toneladas de carga e voa a 860 km/h.

Comente