KLM se despede do último Fokker com homenagem ao seu criador.

A companhia aérea holandesa KLM, a mais antiga do mundo com 97 anos de idade, sempre está a renovar a sua frota, sendo que o último processo de renovação começou em 2008. Os aviões da fabricante Fokker, também da Holanda, são os mais antigos e serão aposentados por completo em outubro deste ano. Para celebrar o momento especial a KLM está preparando uma grande celebração que começou hoje com a apresentação de uma pintura especial.




A KLM foi uma das maiores clientes da fábrica fundada pelo aviador Anthony Fokker, popularmente conhecido como O Holândes Voador. Anthony desenhou diversas aeronaves da Primeira Guerra Mundial, como o Fokker Dr.I, eternizado pelo alemão Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho, maior piloto de caça da história com 80 aviões derrubados. Anthony faleceu em 1939, mas a empresa continuou a funcionar até 1996, produzindo icônicos jatos regionais como os Fokker 27, 28, 50, 60, 70 e 100.

Fokker 50

A história das duas empresas holandesas se mistura. O primeiro avião da KLM foi um Fokker F.II e a companhia aérea se tornou uma grande cliente e parceira da fabricante, tendo mantido os aviões Fokker muito bem cuidados e voando até seu limite de vida. A relação das empresas é tão grande que irá virar um livro, entitulado “Farewell Fokker 70, Dutch at Heart”, que significa em português: “A despedida do Fokker 70, holândes no coração”. O livro irá contar com muitas fotos e relatos da história das duas empresas, e pode ser reservado clicando aqui.

Fokker 100

Homenagem no Fokker 70

O último voo do Fokker na KLM será no dia 28 de outubro deste ano e contará com uma grande festa. Para isso, a empresa personalizou um de seus Fokker 70 que irá operar o último voo com a subsidiária KLM Cityhopper. Este Fokker 70, de matrícula PH-KZU, tem estampado o rosto de Anthony Fokker na cauda e na fuselagem logo da fabricante com um “Thank You” logo abaixo.

Quando eu estava com 16 anos foi a primeira vez que ouvi falar das máquinas voadoras. Desde então o meu único objetivo era me tornar um piloto. Pilotos eram uma espécie de novos heróis, talvez era isso que me atraía mais: eu também queria ser um herói! – Anthony Fokker

O primeiro avião da KLM, o Fokker F.II

Informações pela Assessoria de Imprensa da KLM. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Comente