KLM inicia testes com “Spencer”, o robô que guiará passageiros.

KLM Robô Spencer 02

Já imaginou como seria estar desorientado em um grande e movimentado aeroporto, e então ser guiado por um robô autônomo até seu portão de embarque? Pois é exatamente isso o que a KLM pretende com o “Spencer”!

Depois de dois anos de construção, programação e testes, a KLM Royal Dutch Airlines iniciou testes com seu robô “Spencer” no aeroporto Schiphol na última segunda feira, 30 de Novembro. Todos os dias passageiros perdem seus voos de conexão por variadas razões, incluindo atrasos, tempos reduzidos de conexão, desorientação no aeroporto, e dificuldades com o idioma. A KLM pretende utilizar o robô para ajudar passageiros em transferência a encontrar o caminho de um gate a outro, da forma mais rápida e eficiente possível no movimentado aeroporto de Amsterdam.

Segundo Michel Pozas, Vice Presidente de Inovação e Cuidados com Clientes da AFKL, “O advento da robótica é, estrategicamente, um importante desenvolvimento, para o qual temos nos preparado e queremos testar. A KLM considera que a robótica terá um crescente impacto no transporte aéreo nos próximos anos. Estamos testando tecnologias em diversas áreas para avaliar se e como a robótica poderia aprimorar nossos processos. Estes desenvolvimentos estão completamente alinhados com os objetivos da KLM em relação à inovação, sendo um dos pilares da nossa estratégia. Na KLM, o principal propósito da robótica provavelmente será oferecer auxílios cada vez melhores aos funcionários e clientes, usando tecnologias inovadoras”.

O projeto, apoiado pela Comissão Europeia, vai muito além das capacidades da atual geração de robôs. No final, Spencer deverá ter a habilidade de reconhecer grupos, levar em conta o comportamento dos grupos e reconhecer emoções. Além disso, Spencer também responderá proativamente a situações inesperadas. A partir de 4 de dezembro os testes serão realizados na seção Schengen do Aeroporto, porém passageiros ainda não serão envolvidos nessa fase. A demonstração final ocorrerá em março de 2016.

Parceiros
Para este projeto, a KLM se uniu à SME Bluebotics, a diversas universidades (incluindo Freiburg, Munich, Twente e Orebo), à Hogeschool Aachen, ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), e à Amsterdam Airport Schiphol.

KLM Robô Spencer 01

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

3 Comments:

  1. Nada e nenhuma maquina poderá substituir um agente de aeroporto no quesito ser atendido com a gentileza e preparo de um ser humano. Robos respondem automaticamente. Não estão preparados para ocorrências passíveis de ocorrer.
    Achei bem sem graça …

  2. Maravilha, isso sim é serviço. Acho que todas as possibilidades de ajudar passageiros perdidos em aeroportos são validas, e se tratando de um pais desenvolvido, de um aeroporto que ja ganhou muitos premios de bom e claro uma linha aerea seria, boa e avant gardista, que é a KLM. Esse serviço extra terá sim a gentileza e a eficiencia plena. Parabens KLM !

  3. Luiz / Carlos antes de mais nada quero pedir mil desculpas por não ter comparecido neste domingo, mas ontem dia 5 ao chegar em minha casa tive um problema diria de meu tratamento e estou no hospital Santa Margoriee acompanhando todas suas publicações e com coração apertado de não ter comparecido, lamentando não só os brindes mas principalmente a ausência da companhia deste grupo maravilhoso da familia Spotters.
    Espero muito em breve estar no meio do convivio de vocês novamente de todo coração quero muito mas creio que será um pouco demorado mas com a fé em Deus e a certeza das orações e pensamentos sei que este momento será superado, transmita a toda a familia Spotters a minha admiração por cada um destes integrantes.

    De contra partida parece me que o dia de ontem foi todo especial em minha vida, ter estado ao lado de vocês acompanhando cada um dos integrantes deste dia obrigado a ti Neves a ti Carlos pelo empenho de terem me convidado nunca poderei expressar a vocês a minha gratidão a minha admiração inclusive pelo empenho da Elaine e não vou citar nomes de quem lá esteve pois a mim todos são uma só família FAMÍLIA SPOTTERS obrigado de coração a GRU Airport extenda esta gratidão a pessoa da Elaine e a todos integrantes.

    Espero em breve mesmo estar com vocês e como você me disse um dia Neves …somos guerreiros….e sei que irei superar isto de novo este momento novamente…O

    OBRIGADO DE CORAÇÃO pela amizade pelo carinho e pelos momentos vividos…obrigado familia Spotters

Comente