LATAM Airlines inaugura moderno simulador de treinamento de manutenção da sua frota de Boeing 787.

IMG_4337
O Grupo LATAM Airlines inaugurou hoje um simulador de última geração para a capacitação da equipe de manutenção de sua frota Boeing 787 no centro de treinamento LATAM TTL (Technical Training LATAM), localizado em sua Base de Manutenção, em Santiago do Chile. O Boeing 787 é um dos aviões mais modernos do setor, e a companhia já possui 18 exemplares na sua frota (10 aeronaves 787-8 e 8 de sua última versão, o 787-9), sendo a companhia aérea da América Latina com a maior quantidade de aeronaves desse modelo.

O simulador é o primeiro do tipo no Chile, desenvolvido juntamente com a Boeing e a Aerosim Technologies, empresa líder em tecnologias e soluções para treinamento em aviação comercial. O objetivo é reproduzir o funcionamento da aeronave e representar os diferentes cenários reais em um ambiente controlado e seguro, permitindo que os técnicos aprendam a operar o avião sem colocar a segurança em risco. O projeto do simulador incorpora informações reais da aeronave para a análise de falhas, treinamento de processos, identificação de peças e exercícios de resolução de problemas, entre outras tarefas.

“O Grupo LATAM Airlines investe constantemente em tecnologia de última geração para otimizar suas operações e o serviço oferecido aos passageiros. Graças a essa implementação, conseguiremos treinar mais técnicos, em menos tempo e a um custo menor, permitindo também que os exemplos usados nos cursos sejam adaptadas à nossa realidade. Entre 2016 e 2019, esperamos capacitar mais de 500 técnicos da região”, destacou Sebastián Acuto, vice-presidente Sênior de Manutenção do Grupo LATAM Airlines.

Sobre o Simulador

O simulador está instalado em uma sala especialmente equipada para o treinamento de 16 técnicos (com 8 estações de treinamento), que poderão praticar diferentes cenários ao mesmo tempo. Além disso, conta com uma estação para o instrutor com três projetores paralelos, nos quais se personalizam as diferentes visões da simulação (instrumentos, parte externa da aeronave, esquemas, etc.).

É possível simular os defeitos mais comuns, permitindo que os técnicos acompanhem o processo de resolução de falhas recomendado pelo fabricante (resolução de problemas, ou troubleshooting) sem colocar em risco a aeronave e aprendendo como se estivessem trabalhando no mesmo avião.

Cada estação destinada ao aluno terá também um “Maintenance Laptop”, que simula o laptop que os técnicos utilizam para realizar as tarefas de manutenção da frota de Boeing 787.

ViewImage
Sobre o Technical Training LATAM

O Technical Training LATAM é um centro de treinamento para técnicos e engenheiros do Grupo LATAM Airlines, localizado na Base de Manutenção da LAN, no Chile. Nele, mais de 340 cursos são ministrados anualmente (aproximadamente 2 mil dias em 2015, apenas com instrutores do TTL) e mais de 2 mil técnicos são treinados a cada ano (cada técnico pode participar de um ou mais cursos por ano, em diferentes disciplinas).
O TTL conta com salas de treinamento equipadas com computadores, tablets, material de ensino a distância e simuladores de treinamento, que permitem uma capacitação interativa, que une conceitos teóricos a exercícios práticos em um ambiente controlado, sem colocar em risco a segurança das aeronaves e dos técnicos.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Um Comentário:

  1. Na boa, as cores dessa nova Latam tem que ser algo que fique tão legal quanto essa pintura da LAN no 787. O jeito que o azul se completa com o design da parte traseira é magnífico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *