LATAM Brasil recebe certificação para manutenção no A320neo.

latamneo3204

O Centro de Manutenção (MRO) da LATAM, localizado em São Carlos, acaba de ser certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar a manutenção em mais um tipo de aeronave da frota da empresa, o novíssimo A320neo. A autorização vale para inspeções com periocidade de até três mil horas de voo ou 1,8 mil ciclos ou 24 meses, assim como para ações corretivas, com nível de complexidade equivalente, de acordo com o programa de manutenção do fabricante da aeronave. O modelo, que deve chegar ao pais neste terceiro trimestre e deve voar em rotas domésticas, é o primeiro a começar a operar em toda a América do Sul.

Durante os 15 anos de existência do MRO LATAM em São Carlos, o local executou cerca de dois mil checks (manutenção) em aeronaves como os da família Airbus A320 (A319, A320, A321), Airbus A330, Boeing 767, Embraer ERJ 170 – 190, Fokker 100, ATR 42, ATR 72 e FAB 2101. Ao todo, foram quase 500 mil componentes revisados, tais como poltronas, componentes elétricos, eletrônicos, hidráulicos e pneumáticos, por exemplo.

Estruturalmente, o complexo de manutenção possui área equivalente a 425 campos de futebol – 4,6 milhões de metros quadrados, dos quais 65 mil metros quadrados são de área construída –, composto por hangares e mais 24 oficinais, nos quais os técnicos executam trabalhos que envolvem alta tecnologia, como reparo, revisão e teste de componentes de eletrônica, hidráulica, trem de pouso, pneumática, reversores, entre outros.

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

8 Comments:

  1. Amigos, podem responder pro leigo aqui como sao esses procedimentos de manutencao no Brasil? Pelo pouco que escutei existe uma certificacao a nivel mundial de reparos… isso tbm tem no Brasil? Assumindo que exista de fato, o Brasil tbm exige tal certificacao? Abs

    • Daniel, boa tarde. Os grandes órgãos reguladores mundiais que são o FAA (EUA) EASA (Europa) e ANAC (Brasil), trabalham em conjunto com os fabricantes de aeronave (Airbus, Boeing, Embraer) para ceder esse tipo de certificação e fiscalizar sua continuidade. Já que a Latam adquiriu um novo tipo de aeronave e pretende realizar suas manutenções preventivas e corretivas na planta de São Carlos (SP), a Anac e Airbus se certificaram que o novo cliente tem mão de obra qualificada e uma planta adequada para realizar procedimentos de manutenção em sua frota.

    • Espero ter esclarecido sua dúvida, estamos à disposição.

    • Aeroin Brasil Mto obrigado pessoal! Sou apenas um consultor que tem voado estes 2 ultimos anos por toda LA, tem horas que da vontade de fazer curso (nao faco ideia do nome), soh pelad horas de voo… ja que no FS ja “manjo dos paranaue”… falta soh o tempo de “paixao” que vejo em alguns aqui… parabens pela pagina!

    • Daniel Szortyka Continue acompanhando, faça os cursos sim se você estiver curtindo a área. Obrigado!

  2. A bonequinha de luxo da AIRBUS !

  3. O A320neo da LATAM já tem data pra chegar no Brasil?

  4. kd esse bixo ja ta voando comercialmente ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *