LATAM Cargo Brasil inicia nova operação cargueira entre Recife e São Paulo.

TAM Cargo Boeing 767

A LATAM Cargo Brasil, unidade de cargas do Grupo LATAM, inaugurou na última semana uma operação para transporte de cargas entre Recife e São Paulo/Guarulhos. O novo voo decolará da capital pernambucana às 8h40, com chegada prevista no aeroporto paulista às 12h10. No sentido inverso, partirá de Guarulhos às 13h20, com aterrissagem prevista às 16h50 em Recife. A operação será feita em um Boeing 767-300, com capacidade para 50 toneladas de carga. A previsão da companhia é de transportar 240 toneladas mensalmente, somados voos de ida e volta, o que vai gerar um aumento de 15% no total de cargas atualmente transportadas..

De acordo com o gerente sênior comercial de carga da LATAM Cargo Brasil, Diogo Elias, a nova operação é justificada pela forte demanda de Pernambuco por cargas vinda do exterior, dado que a região é um dos principais pontos de entrada do Brasil em relação à Europa. Ao mesmo tempo, Recife é um dos mais importantes polos de distribuição de mercadorias da LATAM Cargo Brasil no Nordeste.

“Com o novo voo, vamos aproveitar a operação cargueira vinda do continente europeu para ampliar a rota de transporte de cargas dentro do Brasil e, principalmente, entre Recife e São Paulo, além de incrementar a distribuição nos estados nordestinos”, afirma o executivo.

A LATAM Cargo Brasil é a nova denominação da unidade de cargas do Grupo LATAM a partir da integração das marcas TAM e LAN, anunciada em maio.

Rota Premium

Considerada premium pela LATAM Cargo Brasil, a rota Recife-São Paulo/Guarulhos-Recife teve início há 20 anos, juntamente com a inauguração da unidade de cargas do Grupo LATAM na época, e é a segunda mais importante da companhia após a rota São Paulo/Guarulhos-Manaus-São Paulo/Guarulhos. O terminal de cargas da empresa na capital pernambucana é moderno e foi inaugurado há apenas sete anos, com mais de 1.800 m² de área total, permitindo uma ágil movimentação de cargas nas suas instalações.

Também contribuem para a importância dessa rota as características da economia pernambucana. “O Estado é um polo de importação de insumos e matérias-primas para as indústrias químicas, de fármacos, maquinário-geral e eletrônicos para seu polo digital, que é um dos principais parques tecnológicos do país. E Pernambuco comercializa para outras regiões produtos como borracha, plástico e perecíveis, como frutas e pescados, e combustível”, afirma Diogo Elias, ao destacar os produtos mais transportados pela LATAM Cargo Brasil de/para Recife.

Além dos voos cargueiros, a empresa ainda transporta mercadorias nos porões de suas aeronaves de passageiros. São mais de 90 voos semanais, dos quais 40 voos da LATAM Airlines Brasil por semana ligando São Paulo/Guarulhos a Recife e mais de 50 voos conectados ao aeroporto de Guararapes que partem de São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Fortaleza, entre outros terminais.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Comente