LATAM decola e realiza seu primeiro voo

PT- MSY 5

No dia 05 de Maio a LATAM finalmente decolou. A companhia oriunda da junção da chilena LAN com a brasileira TAM, além de suas subsidiárias, resultou na maior companhia da América Latina.

O primeiro voo foi com o Boeing 767-300ER de matrícula PT-MSY, que nos últimos dias carregou a tocha da Europa para o Brasil, e realizou ontem o primeiro voo da LATAM, o JJ8118, de São Paulo a Santiago, ligando os dois principais hubs da nova companhia. O voo fora comandando por mulheres, a Comandante Ortolan e a Primeira-Oficial Rossana.

Mais tarde, no mesmo dia, decolou rumo a Brasília o primeiro Airbus A319 nas cores da LATAM. A aeronave de matrícula PT-TME cumpriu o voo JJ3579 rumo à capital federal.

LATAM Crew Tripulação Primeiro Voo

Tripulação do primeiro voo da companhia

“Hoje, inicia-se um novo capítulo na história da aviação da América Latina e do mundo. A LATAM começa a oferecer aos seus clientes mais do que uma nova marca: uma nova experiência de viagem. A marca LATAM nasce para simplificar e melhorar a viagem de todos os passageiros. As mudanças serão feitas de forma gradual, ao longo dos próximos anos, mas muitos dos benefícios serão imediatos”, revela Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.

Em São Paulo, a GRU Airport realizou um evento para os spotters credenciados fotografarem esse dia histórico na aviação latinoamericana. Os entusiastas tiveram a oportunidade de fotografar o 767 no pátio além de toda a novo design da companhia presente na área de check-in e nos uniformes dos colaboradores.

A partir do mês de maio, os passageiros também já verão 13 aeroportos com a nova identidade LATAM: Bogotá, Brasília, Buenos Aires/Ezeiza, Guayaquil, Lima, Madri, Miami, Nova York/John F. Kennedy, Quito, Rio de Janeiro/Galeão, Santiago, São Paulo/Congonhas e São Paulo/Guarulhos.

Esses locais contarão com nova sinalização nos balcões de check-in e nas lojas, cartões de embarque e etiquetas de bagagem LATAM, além de nova identidade nas salas VIP. Assim como as aeronaves, o processo completo de mudanças em todos os aeroportos onde a companhia opera deverá ocorrer em até 3 anos.

 

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

20 Comments:

  1. Qual a diferença entre um piloto homem e o piloto mulher? “Primeiro vôo da nova companhia foi comandado por 2 homens”

    • Mulheres ainda são minoria na aviação, e faz parte do espírito da LATAM incentivar mulheres a ingressa na área, uma das maneiras foi fazer o primeiro voo com duas mulheres pilotos.

    • Como dito, mulheres ainda não ocupam o espaço que lhes têm direito de forma igualitária, estão quase, mas quase não é lá.

    • É importante ressaltar que foram duas mulheres, pra tentar acabar com o pensamento misógino de pessoas que não entender essa diferença.

    • Acho que não tem questão de direito ou misognia, elas viraram pilotos por apenas livre vontade. A companhia só incentiva, algo natural e também pensando na boa imagem que gera lucro.

      • Penso da mesma forma. As vezes querem forçar uma coisa que elas mesmas não se interessam.

        Não é questão delas não terem espaço, imagino que empresas aéreas são muito grandes pra terem algum preconceito em pleno século XXI. A questão é pura falta de vontade mesmo. Até pouco tempo atrás a profissão de comissáriO nem existia, também por pura falta de interesse masculino na profissão.

        Fico feliz em saber que as mulheres estão se interessando mais pela “parte da frente” dos aviões.

    • Bravo! Bravo! acho digno e justo duas mulheres no comando desse vôo mais uma empresa mostrando o valor das mulheres Parabéns Latam o/ o/

  2. Achei o desenho da nova Cia após a fusão um pouco pobre demais! Acho que merecia uma pintura mais bonita com a cara da LAN e da TAM

  3. César Scheffler Pedro Esposti vejam vcs na reportagem ❤️❤️

  4. Eu to doido pra ver como ficou o interior das aeronaves, com a marca LATAM.

  5. Desculpe em perguntar. Mas observando esses uniformes me veio um detalhe em mente. Eles não são nada adequados para agir em uma situação de emergência. Ajudar os passageiros. Tenho notado todo esse glamour em várias cias e sempre me veio a cabeça essa questão.

    • Porque vc pensa assim? O que vc mudaria nos uniformes? E o uniforme atual, qual sua opinião sobre o mesmo? Abraços

    • Eu acho lindo os uniformes que os comissários usam. A cada coleção ele fica mais bonito. Mas em uma emergência esses sapatinhos, saia, terno, blazer…. tempo para trocar de roupa ninguém vai ter. Sapato comum, calça comum e camiseta comum. Isso já seria o ideal sem ser vulgar ou relé demais.

  6. Certa vez fiz um voo de A332 pela TAM. Comandante Claudine e co-piloto Paula.
    Uma surpresa não muito comum.

  7. Se liga ai mano! Matheus Luan De Oliveira

  8. Acho que é fake essa notícia..pq n tem nada falando sobre ter sido duas mulheres que comandaram o primeiro voo da Latam. Só neste site mesmo. Mas se procurarem no google n tem nada falando, oq deveria ter se fosse msm verdade.

    • Uma pena você pensar dessa forma, nanda. Nosso foco é divulgar somente a verdade em toda e qualquer matéria publicada. Se colocamos essa informação, é porque a recebemos de uma fonte que confiamos.

      • To recebendo um treinamento pra trabalhar pela tam, e a foto que a instrutora nos mostrou foi de um piloto homem..só isso. E é óbvio que se fosse iss mesmo ia ter mais ênfase no assunto, já que é algo atípico.

      • Olá..gostaria de dizer que confirmei a notícia. Me desculpe.

Comente