LATAM incrementa o uso tablets a bordo por seus pilotos.

IMG_1305
No ano passado, a LATAM Airlines Brasil iniciou um projeto piloto para a implementação de tablets em substituição aos manuais de bordo impressos de suas aeronaves. Com a efetividade da tecnologia, em maio deste ano os equipamentos foram implementados nas aeronaves Boeing 767 e, neste mês, foi iniciada a introdução do computador portátil também nos aviões da família Airbus A320 (A319, A320 e A321).

Ao total, serão cerca de 500 tablets em mais de 300 aviões habilitados com a tecnologia. Os tablets disponibilizados nas aeronaves para o uso dos pilotos possuem aplicativos e softwares especialmente desenhados para substituir o material impresso de referência: cartas de navegação em formato digital (para determinar a rota e a altura [altitude] a seguir), manuais, certificados de voo e aplicativos para cálculo de desempenho operacional.

Nota AEROIN – durante apresentação em São Paulo, a empresa informou que os Boeing 777 e o Airbus A350 já possuem esses sistemas na aeronave, por isso não são mencionados no release que você está lendo.

“Dentro dos principais benefícios, a tecnologia diminui o papel a bordo, melhora a experiência de voo dos pilotos, já que lhes permite ter melhor consciência situacional em voo e mais eficiência em sua rotina de trabalho. Além disso, reduz o tempo de atualização de duas semanas a dois dias e libera espaço na cabine de voo” aponta Menezes. Com o novo sistema, a LATAM Airlines Brasil ainda reduzirá o tempo de processamento de informação, assim como o peso dos seus aviões, diminuindo as emissões de CO2 em aproximadamente 3.000 toneladas anuais.

Da Assessoria de Imprensa

tabletpiloto

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.