LATAM quer mostrar ao mundo o melhor da América Latina. (+30 fotos)

Aeroinmontagemlatam

Perspectiva artística de um avião com o logo da LATAM – a companhia ainda não divulgou como será a pintura das aeronaves.

Serviços mais integrados e padronizados, alinhados com o que há de melhor no mundo e que reflitam o melhor da América Latina. É com esse mote que LAN e TAM anunciam o fim de suas marcas e o nascimento da LATAM, que vai criar um dos maiores grupos de aviação do mundo.

Preparamos um texto contendo uma série de detalhes do que aconteceu hoje no Memorial da América Latina, em São Paulo (aliás, não poderia haver lugar mais apropriado para um anúncio como esse).

 

O novo logotipo e as novas cores

O novo logotipo remete ao mapa da América do Sul estilizado e apontando para o resto do mundo, seu o objetivo é mostrar que a companhia está posicionada de forma a levar a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina.

Jerome Cadier, VP de Marketing do Grupo LATAM, destaca que o logotipo foi inspirado na identidade e no legado da região, incorporando o que há de melhor na LAN e na TAM. Por isso, escolheram como cores principais o índigo LATAM e o coral LATAM. A primeira representa o melhor dos dois mundos, já que se encontra entre o vermelho e o azul, que são as cores corporativas da TAM e da LAN, e a segunda simboliza a energia e a paixão, valores essenciais da nova marca. Essas duas cores são acompanhadas por outras secundárias, que dão vida à diversidade daquilo que significa a América Latina.

essencialogo

 

A escolha da marca e o prazo de implantação

“Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre nos pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas LAN e TAM, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar esta decisão. Sabíamos que ter uma marca única era fundamental para fortalecer essa associação e, nesse sentido, a identidade em torno de um nome como LATAM tem grande força e consolida a formação do maior grupo de companhias aéreas da América Latina.

A nova marca nasce com o objetivo de recuperar o melhor de duas identidades, seus legados, e consolidar uma mais forte, que contenha a essência de cada uma – uma essência puramente latino-americana”, afirma Mauricio Amaro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines.

A nova marca reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A.; e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colombia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.

O Grupo LATAM Airlines já está trabalhando para alterar, gradualmente, sua identidade corporativa em um prazo total de, aproximadamente, três anos em seus espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da web e uniformes da tripulação. As primeiras mudanças poderão ser vistas a partir do primeiro semestre de 2016. O novo site já está no ar em http://www.latam.com/.

Veja o vídeo contando um pouco da essência da nova marca.

 

Frota e destinos

A frota das empresas permanece da forma como está. Segundo os executivos da empresa, o planejamento da frota é feito regionalmente (o melhor avião para operar a partir do Chile talvez não seja o melhor para operar a partir de São Paulo, por exemplo). Portanto, permanecerá a LATAM no Chile com Boeing 787 e a LATAM no Brasil com o A350 XWB (quando chegarem, a partir de Dezembro de 2015) para seus voos de maior distância.

A LATAM será o grupo aéreo latino-americano com a maior presença da região, com mais de 1,5 mil voos diários, operações domésticas em 7 países, mais de 140 destinos em 24 países, com conexões diárias para a Europa, Estados Unidos, Oceania e Caribe, e 144 destinos de carga em 26 países.

 

Olimpíadas RIO 2016

Quando questionados sobre as Olimpíadas RIO 2016, das quais a TAM é a transportadora oficial, os executivos da LATAM responderam que a parceria com o COB permanece. No entanto, embora não esteja definido, pode ser que a aeronave que participará do revezamento da tocha olímpica já esteja com as cores da LATAM. Certamente é uma grande oportunidade de popularizar a marca.

 

Produtos e Serviços

Um dos objetivos do Grupo é oferecer uma experiência de viagem de classe mundial e que reflita o melhor da América Latina. Alguns avanços já são visíveis, principalmente na experiência de viagem dos passageiros, como é o caso das novas cabines que foram incorporadas à frota e padronizadas nas duas empresas, das novas VIP Lounge em São Paulo e Santiago – as maiores da região e que já estão abertas ao público, formando a maior rede de salas para passageiros frequentes da região – ou das plataformas digitais como o entretenimento de bordo nos dispositivos móveis.

De acordo com os executivos, a experiência do passageiro será cada vez melhor, pois os clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e unificados dentro da rede, um e-commerce mais potente e canais de comunicação mais integrados, além de maior velocidade no desenvolvimento de inovações tecnológicas em todos os países em que opera.

Com relação aos Programas de Fidelidade LAN e TAM e de suas empresas relacionadas, seguirão implementando melhorias aos seus programas atuais, e quaisquer alterações serão informadas oportunamente.

 

Veja fotos da apresentação realizada nesta quinta-feira (6 de Agosto), em São Paulo.

28 Comments:

  1. Ficou horrível essa logo! Imagina os aviões pintados assim!

  2. Esperava mais… mas enfim… vou estudar direito do trabalho que é melhor.

  3. Thiago Martins, Talita Picciani Lazaretti, Glaucia Cecília Rosa, Andrew Diego Costa, Murilo Antunes, Marcia R. Otto,

  4. Quer mostrar o melhor a América Latina com o logo que é somente o mapa da América do Sul. Aham…

  5. Acho que ficaria mais legal fazer alguns híbridos, algo parecido com o ATR da Azul-TRIP PR-TKK por exemplo.

  6. depois dessa eu quero a Panair do Brasil de volta!

  7. Retiro meus comentários falando que o logo da gol era feio

  8. Não So uniformes dos tripulantes aeroin, mas do pessoal de terra tmb, os mesmos tmb fazem parte da nova cia.

  9. Para mim deveria ficar Lan e Tam igual na Europa com Iberia e BA, KLM e Air France etc. Horrivel o logo, pintura e nome

  10. A retomada do Tratado de Tordesilhas. LATAM e Avianca dominam a navegação aérea sobre o Brasil. Fora o consorcio espanhol das comunicações telefônicas.

  11. Paulo Henrique Faria feio, feinho 🙁

  12. Criatividade zero 😡

  13. Ficou a coisa mais ridícula espero que a Azul de mais orgulho para nós…
    lastimável isso.

  14. Bando gente sem noção!
    O logo ficou lindo e com certeza quem não “entendeu” o significado do mesmo não tem uma mente muito culta e produtiva.

    • Thais se você acha que tem uma mente culta e consegue diferenciar o logo da América do sul de uma tocha parabéns para você ,mais isso não tem faz mais culta e nem um pouco produtiva.
      Porem como é sua opinião seja feliz e voe bem na Latão Airlines

  15. Falou tudo Rupert e essa Thais ela se acha superior em chamar os outros de sem noção? Fica a dica em nenhum momento alguém se referiu aos de mais como sem noção ou baixa produtividade , se você não gosta de opinião dos outros não entre em rede sociais…Pois é espaço aberto para as pessoas colocarem a sua opinião ,se um acha feio isso não te da o direito de chamar as pessoas sem noção ,porque a única pessoa que demonstrou isso foi voce
    E sim ficou tudo feio nome,cor e logotipo.

  16. MUITO FEIO MESMO ESSA LOGO-BOMBA!!!!!!!!!!!!!!!

  17. COITADO DO FUNDADOR DA TAM,SE ESTIVESSE VIVO MORRERIA AGORA DE DESGOSTO!

  18. o nome LATAM me agradou,mas a forma de letra e disposiçao nao conseguiu mostrar o tamanho dessa empresa,ficou parecendo empresa de pequeno porte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *