LATAM recebe certificado IATA de atendimento eficiente ao passageiro.

Com um passo importante para a modernização de seus serviços para os passageiros, o Grupo LATAM recebeu a primeira certificação do programa Fast Travel da IATA, a Associação Internacional do Transporte Aéreo.

“Estamos contentes pelo certificado que recebemos hoje, é um grande trabalho em equipe que nos orgulha e em qual temos colocado nossa dedicação e esforço. Um certificado que além de tudo nos permite seguir avançando em o que nos que motiva a cada dia: a melhor experiência de viagem para nossos passageiros.” disse Pablo Navarrete, gerente de Aeroportos da LATAM, durante a entrega do certificado pela IATA, representada por Gabriela Peralta, gerente da associação no Chile.

O Fast Travel

O programa Fast Travel nasce como uma solução para a saturação e os gargalos que existem em muitos aeroportos do mundo, aonde predominam grandes filas e ineficiência para completar os processos ou formalidades exigidas. Segundo dados da IATA, mais de 50% dos viajantes buscam alternativas de auto-atendimento para agilizar a sua viagem, manter o controle dela e evitar grandes filas, não apenas no check-in, mas em diversos pontos do aeroporto.

Considerando as demandas existentes nos principais terminais, o Fast Travel orienta o trabalho da companhia para o sucesso nas seguintes áreas: Check-In (pela web, máquinas de auto-atendimento, pelo telefone ou por aparelhos pessoais como smartphones), Bags Ready To Go (auto etiquetagem de bagagem), escaneamento de documentos para imigração, Flight Rebooking (remarcação de voos ou a possibilidade de passageiros obterem um novo cartão de embarque em caso de voo cancelado ou atrasado), Self Boarding (Auto-embarque) e Bags Recovery – recuperação de malas sem estar em uma fila no aeroporto.

“Nos orgulha entrar no ranking de companhias aéreas mundiais que tem esta certificação. Obter ela não foi fácil, foi um trabalho de vários anos, a companhia estava trabalhando em projetos distintos desde 2004. Hoje temos implementados os projetos em Check-In, Flight Rebooking, Self Boarding e Bags Ready to Go. Todas elas estão dentro do programa Fast Travel e nos permitem entregar aos nossos passageiros mais opções e controle do processo, e além de reduzir os custos da indústria” destacou Pablo Navarrete.

As implementações da maioria das iniciativas do programa Fast Travel, irá continuar na LATAM pelos próximos anos, estima-se que até 2019 a companhia obtenha todos os certificados da IATA.

Informações por Ricardo Delpiano, do blog En Vivo Desde SCL.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

10 Comments:

  1. Quando vc está dormindo e o serviço de bordo passa os comissários da LATAM Airlines voltam pra te atender. Comigo aconteceu algumas vezes. Das brasileiras acho q é a única com esse atendimento.

  2. Só pode ter sido comprado. Eu particularmente, já fui muito mal atendido até na central de atendimento. Correção de Nome nos PNRs, a central de atendimento tem a capacidade de ir contra o próprio procedimento da empresa, no qual permite em oito casos distintos a correção. Furto em bagagem e a recusa de pagamento. Venda de espaço mais, mas no embarque os assentos serem destinados para outras pessoas, consta isso nas condições de venda, porém é ilegal, afronta o consumidor. Assentos desconfortáveis em muitos 767s e 777s.

  3. É a gol ainda anuncia nos vôos que é líder em conforto no Brasil

  4. É ótimo o tratamento dos passageiros, agora dos funcionários… Não diria a mesma coisa. Acho que as coisas feitas com ordem são necessárias e mais admiradas. Deixo de admirar a LATAM pelo seu ‘descaso’ com os funcionários que dão o suor pra manter a empresa em pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *