LATAM recebe certificado IATA de atendimento eficiente ao passageiro.

Com um passo importante para a modernização de seus serviços para os passageiros, o Grupo LATAM recebeu a primeira certificação do programa Fast Travel da IATA, a Associação Internacional do Transporte Aéreo.

“Estamos contentes pelo certificado que recebemos hoje, é um grande trabalho em equipe que nos orgulha e em qual temos colocado nossa dedicação e esforço. Um certificado que além de tudo nos permite seguir avançando em o que nos que motiva a cada dia: a melhor experiência de viagem para nossos passageiros.” disse Pablo Navarrete, gerente de Aeroportos da LATAM, durante a entrega do certificado pela IATA, representada por Gabriela Peralta, gerente da associação no Chile.

O Fast Travel

O programa Fast Travel nasce como uma solução para a saturação e os gargalos que existem em muitos aeroportos do mundo, aonde predominam grandes filas e ineficiência para completar os processos ou formalidades exigidas. Segundo dados da IATA, mais de 50% dos viajantes buscam alternativas de auto-atendimento para agilizar a sua viagem, manter o controle dela e evitar grandes filas, não apenas no check-in, mas em diversos pontos do aeroporto.

Considerando as demandas existentes nos principais terminais, o Fast Travel orienta o trabalho da companhia para o sucesso nas seguintes áreas: Check-In (pela web, máquinas de auto-atendimento, pelo telefone ou por aparelhos pessoais como smartphones), Bags Ready To Go (auto etiquetagem de bagagem), escaneamento de documentos para imigração, Flight Rebooking (remarcação de voos ou a possibilidade de passageiros obterem um novo cartão de embarque em caso de voo cancelado ou atrasado), Self Boarding (Auto-embarque) e Bags Recovery – recuperação de malas sem estar em uma fila no aeroporto.

“Nos orgulha entrar no ranking de companhias aéreas mundiais que tem esta certificação. Obter ela não foi fácil, foi um trabalho de vários anos, a companhia estava trabalhando em projetos distintos desde 2004. Hoje temos implementados os projetos em Check-In, Flight Rebooking, Self Boarding e Bags Ready to Go. Todas elas estão dentro do programa Fast Travel e nos permitem entregar aos nossos passageiros mais opções e controle do processo, e além de reduzir os custos da indústria” destacou Pablo Navarrete.

As implementações da maioria das iniciativas do programa Fast Travel, irá continuar na LATAM pelos próximos anos, estima-se que até 2019 a companhia obtenha todos os certificados da IATA.

Informações por Ricardo Delpiano, do blog En Vivo Desde SCL.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Fabricante da aeronave Midnight tem sucesso no desafiador teste de queda...

0
Este teste é reconhecido na indústria da aviação elétrica como uma das barreiras mais desafiadoras à certificação, pois é projetado para