Leasing Aeronáutico: veja quanto custa o aluguel de aviões comerciais.

O setor Aeroespacial é conhecido mundialmente pela sua alta tecnologia e inovação, desde a tecnologia stealth até utilização de algas marinhas como combustível. Ao mesmo tempo o custo de desenvolvimento e produção de aeronaves é alto, e sua montagem não é automatizada e requer mão de obra especializada, testes constantes e manutenção rígida.

Isto reflete no custos do operador, e obviamente no custo para o passageiro. Comprar um avião não é fácil, além do custo alto (um Boeing 737-800 custa em torno de $98 milhões de dólares), é necessário um grande aporte financeiro para pagar o avião, na Boeing por exemplo o cliente deve dar um sinal de 30% do valor da aeronave na hora da encomenda, mais 50% quando o avião entrar na linha de montagem e o 20% restante na entrega do mesmo.

Mesmo para uma pessoa como Bill Gates, não seria fácil abrir uma companhia aérea pequena com 5 aviões no mínimo. Aí é que entra o Leasing Aeronáutico, que é o arrendamento/aluguel de aeronaves por um período considerável previsto em contrato. Apesar de ainda não ser algo barato como você verá logo abaixo, permite a companhia operar com a aeronave e alcançar o lucro sem precisar de gastar milhões na sua compra antecipadamente.

Aliado ao fato de um custo mais diluído, os contratos de leasing permitem que a companhia esteja renovando a sua frota constantemente, já que não é a dona dos aviões e não precisa preocupar com futuros compradores quando o avião estiver com uma certa idade.

Mas em sua maioria os contratos de leasing são de de 8 a 12 anos, sendo bastante comum as duas partes renegociarem valores e condições principalmente quando o contrato está próximo do fim, que também é quando a empresa de leasing costuma a oferecer a aeronave para venda para a cia. aérea por um bom preço.

Os dados abaixam refletem os contratos tradicionais de leasing com média de 10 anos de duração em um estudo feito por George Dimitroff, da Ascend Consultancy, empresa que faz parte do conceituado grupo FlightGlobal. Os valores foram atualizados em maio de 2019 baseados em contratos de março do mesmo ano. Confira os valores médios de leasing por mês:

  • Airbus A320-200
A320 em demonstração para a VASP, no Aeroporto Santos Dumont. | Foto: Paulo Berger – Revista Flap

– Novo de fábrica: $375 mil dólares
– Cinco anos de idade: $270 mil dólares
– Dez anos de idade: $219,5 mil dólares

  • Airbus A320neo

– Novo de fábrica: $380 mil dólares

  • Boeing 737-800
Avião Boeing 737-800
Boeing 737-800

– Novo de fábrica: $355 mil dólares
– Cinco anos de idade: $270 mil dólares
– Dez anos de idade: $219,5 mil dólares

  • Boeing 737 MAX 8

– Novo de fábrica: $355 mil dólares


Já nos aviões de fuselagem larga e dois corredores, os valores são ainda maiores, de acordo com Paul Yong do DBS Group Research, em 2014 os valores de leasing ultrapassaram a marca de 1 milhão de dólares por mês.

  • Boeing 777-300ER

    – Novo de fábrica: $1 milhão e 400 mil dólares
    – Três anos de idade: $1 milhão e 100 mil dólares
    – Dez anos de idade: $820 mil dólares
  • Airbus A330-300
    – Novo de fábrica: $950 mil dólares
    – Três anos de idade: $700 mil dólares
    – Dez anos de idade: $480 mil dólares

E o maior avião comercial do mundo?  O Airbus A380-800 chama a atenção por onde passa, seu design e tamanho único não só faz com que seja o maior avião de passageiros do mundo, como o mais caro de se alugar. Com valores chegando a quase 2 milhões de dólares mensais, o gigante não é barato de se manter. Veja abaixo os valores de leasing por mês do A380 em 2014 em um estudo do International Bureau of Aviation:

  • Airbus A380-800

    – Novo de fábrica: $1 milhão e 950 mil dólares
    – Cinco anos de idade: $1 milhão e 480 mil dólares

Atualmente existem dois tipos de leasing: o Operacional e o Financeiro. O primeiro é feito por empresas de leasing como a AerCAP, GECAS (GE Capital Aviation Services), Avolon e Air Lease Corporation. Já o leasing financeiro é realizado por bancos como os americanos Wells Fargo e JPMorgan Chase, e também os brasileiros Bradesco, BNDES e Banco do Brasil.

E aí, já está pronto para arrendar o seu avião?

https://aeroin.net/valor-leasing-boeing-737-max-sofre-queda/
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias