Leasing Aeronáutico: veja quanto custa o aluguel de aviões comerciais.

O setor Aeroespacial é conhecido mundialmente pela sua alta tecnologia e inovação, desde a tecnologia stealth até utilização de algas marinhas como combustível. Ao mesmo tempo o custo de desenvolvimento e produção de aeronaves é alto, e sua montagem não é automatizada e requer mão de obra especializada, testes constantes e manutenção rígida.




Isto reflete no custos do operador, e obviamente no custo para o passageiro. Comprar um avião não é fácil, além do custo alto (um Boeing 737-800 custa em torno de $98 milhões de dólares), é necessário um grande aporte financeiro para pagar o avião, na Boeing por exemplo o cliente deve dar um sinal de 30% do valor da aeronave na hora da encomenda, mais 50% quando o avião entrar na linha de montagem e o 20% restante na entrega do mesmo.

Mesmo para uma pessoa como Bill Gates, não seria fácil abrir uma companhia aérea pequena com 5 aviões no mínimo. Aí é que entra o Leasing Aeronáutico, que é o arrendamento/aluguel de aeronaves por um período considerável previsto em contrato. Apesar de ainda não ser algo barato como você verá logo abaixo, permite a companhia operar com a aeronave e alcançar o lucro sem precisar de gastar milhões na sua compra antecipadamente.

Aliado ao fato de um custo mais diluído, os contratos de leasing permitem que a companhia esteja renovando a sua frota constantemente, já que não é a dona dos aviões e não precisa preocupar com futuros compradores quando o avião estiver com uma certa idade.

Mas em sua maioria os contratos de leasing são de de 8 a 12 anos, sendo bastante comum as duas partes renegociarem valores e condições principalmente quando o contrato está próximo do fim, que também é quando a empresa de leasing costuma a oferecer a aeronave para venda para a cia. aérea por um bom preço.

Os dados abaixam refletem os contratos tradicionais de leasing com média de 10 anos de duração em um estudo feito por Ryan Hammacott da Flight Ascend Consultancy, empresa que faz parte do conceituado grupo FlightGlobal. Confira os valores médios de leasing por mês:

  • Airbus A320-200

    A320 em demonstração para a VASP, no Aeroporto Santos Dumont. | Foto: Paulo Berger – Revista Flap

    – Novo de fábrica: $330 mil dólares
    – Cinco anos de idade: $270 mil dólares
    – Dez anos de idade: $219,5 mil dólares

  • Boeing 737-800– Novo de fábrica: $340 mil dólares
    – Cinco anos de idade: $284,5 mil dólares
    – Dez anos de idade: $235,5 mil dólares

Já nos aviões de fuselagem larga e dois corredores, os valores são ainda maiores, de acordo com Paul Yong do DBS Group Research, em 2014 os valores de leasing ultrapassaram a marca de 1 milhão de dólares por mês.

  • Boeing 777-300ER
    – Novo de fábrica: $1 milhão e 400 mil dólares
    – Três anos de idade: $1 milhão e 100 mil dólares
    – Dez anos de idade: $820 mil dólares

 

  • Airbus A330-300– Novo de fábrica: $950 mil dólares
    – Três anos de idade: $700 mil dólares
    – Dez anos de idade: $480 mil dólares

E o maior avião comercial do mundo?  O Airbus A380-800 chama a atenção por onde passa, seu design e tamanho único não só faz com que seja o maior avião de passageiros do mundo, como o mais caro de se alugar. Com valores chegando a quase 2 milhões de dólares mensais, o gigante não é barato de se manter. Veja abaixo os valores de leasing por mês do A380 em 2014 em um estudo do International Bureau of Aviation:

  • Airbus A380-800
    – Novo de fábrica: $1 milhão e 950 mil dólares
    – Cinco anos de idade: $1 milhão e 480 mil dólares

Atualmente existem dois tipos de leasing: o Operacional e o Financeiro. O primeiro é feito por empresas de leasing como a AerCAP, GECAS (GE Capital Aviation Services), Avolon e Air Lease Corporation. Já o leasing financeiro é realizado por bancos como os americanos Wells Fargo e JPMorgan Chase, e também os brasileiros Bradesco, BNDES e Banco do Brasil.

E aí, já está pronto para arrendar o seu avião?

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

42 Comments:

  1. Pqp André Júnior Gabriel Melo

  2. Deixa reservado o 777-200 por favor…

  3. O aluguel do -300ER é carinho HEIN, quase o do A380

  4. Wilson Lapa Amaro Lauriano Jr Carol Berardinelli

  5. Blz… Que tal uma matéria falando sobre os custos de arrecadacao com vendagens de passagens… ai da pra ter certeza se podemos investir nesse negócio de avião ai.

  6. Parabéns Aeroin!!!
    Matéria super interessante, no mundo onde os custos são o “Calcanhar de Aquiles” da operação é bom saber dessas informações

  7. Sempre quis saber disso! Parabéns pela matéria super informativa!

  8. Eduardo James, vamos montar nossa cia aérea? Hahaha

  9. Interessante o 737 ligeiramente mais caro que o A320. Maior robustez do Boeing ou grande oferta do Airbus disponível?

  10. Ta barato kkkkkk…..Vou alugar um 738 :)………
    Muito boa a matéria, sempre quis saber sobre este assunto. Quanto era um 737-200 na época das pioneiras VASP e VARIG?..

  11. Excelente matéria! Não tinha ideia do valor kkkk

  12. Excelente, sempre quis saber isso.

  13. Então me vê 2 a380’s ai… kkkkk

  14. Mas não informarão o valor mensal???????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *