Logojets – outdoors aéreos brasileiros.

DCIM100GOPROG0402866.

Se você um dia chegou no aeroporto e, ao ficar observando as aeronaves, se deparou com um avião carregando uma propaganda em sua fuselagem, parabéns, você viu um logojet!

Há algumas décadas que essa prática tem disseminado pelo mundo. Da mesma forma que empresas de ônibus colocam propagandas em seus carros, as empresas de aviação estampam as marcas contratantes em sua grande fuselagem. Não dá para negar que é um destaque tremendo.

As empresas dos diversos segmentos, por sua vez, também têm confiado nesse tipo de divulgação. Pelas fuselagens de aeronaves brasileiras já passaram jornais, chocolates, balas, filmes, floriculturas, empresas de pesquisa de soja transgênica e até o Pelé. Vamos conferir alguns exemplos?

Começamos com as empresas do grupo VARIG, como Rio-Sul e Nordeste, que sempre se destacaram nas parcerias com empresas para a implantação de logojets.

Naquela época, a Telesp apresentava em algumas aeronaves a mais moderna tecnologia do momento: o telefone celular. Enquanto isso, em outro Boeing 737, a Renault mostrava os motores mais potentes do seus carros; a Gazeta Mercantil e o Valor Econômico, por sua vez, tiraram o duelo das bancas e levaram para a fuselagem das máquinas. Confira esses e mais alguns exemplos da nossa saudosa Varig.

 

PT-SSP PT-SSO PT-MNJ PT-MNH GAZETA MERCANTIL PR-SAA PT-MNE PP-VPY PP-VPX 1 PP-VPX

 

Nos tempos atuais, a AZUL tem é a que mais se destaca, com uma grande série de aeronaves em pintura especiais, desde propagandas de sua agência, a AZUL VIAGENS, até as de empresas terceiras.

Exemplo do sucesso da iniciativa foi a Nestlé, que estampou 15 aeronaves com seus chocolates, entre os anos de 2010 a 2012. Os temas foram diversos, como “Suflair”, “Chocolovers” e “Nestle Especialidades”.

 

LogoPR- AYF (2) PR- AYA (2) PR- AYE (5)

 

Filmes e espetáculos de sucesso marcaram presença nas fuselagens de diversas aeronaves. Uma emissora de TV e uma operadora de TV a Cabo chegaram a “mudar a cor” da AZUL para poder colocar suas logomarcas na fuselagem, foram elas a BAND e a SKY. No caso da segunda, a objetivo foi destacar a exclusiva disponibilidade de TV ao vivo de todas aeronaves Embraer 195.

As simpáticas araras que sambam nos filmes RIO e RIO 2 também foram objeto de pinturas especiais tanto na Azul, quanto na TAM. No caso da segunda, um Airbus A320 foi transformado numa arara-azul gigante.

Outros filmes como Avatar e Reino Escondido tiveram publicidade em aviões, assim como o consagrado Cirque Du Soleil no Brasil.

 

PRAYR PRAYG_Circo2 PT-MZA PR- WJN 2 PR- AYE 2PTMZL

PRAUQPR- AYL (9)

PPPJQPRAYY (4)

 

Das nacionais, a AVIANCA foi que mais recentemente entrou na onda dos logojets e, no fim do ano de 2015 apresentou uma bela homenagem aos 80 anos de Maurício de Sousa, criador da Turma da Monica.

 

PROCN

 

Durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a GOL fez algumas ações com a pintura especial em três de suas aeronaves. Uma delas recebeu o logotipo da CBF e outra um grafite do grupo OSGEMEOS. A laranja também colocou um sorriso no bico de um 737 para divulgar seu programa de fidelidade SMILES.

 

PR- GUP 2 (2)IMG_1788PRGUM

 

Esse ano é olímpico e temos a RIO 2016. A TAM é a operadora oficial do evento e ainda vai levar a tocha pelos quatro cantos do país. Para tanto, a empresa já mostrou duas aeronaves que rodarão o Brasil para divulgar o jogos e levar o símbolo máximo dos jogos do Oiapoque ao Chuí.

 

PTMZU PTMZG

 

Desde 2010 a Passaredo de 2010 vem divulgando diversos produtos, a floricultura online Giuliana Flores, a água Levity, servida a bordo e a dupla Zezé di Camargo e Luciano, colocaram suas marcas nos jatos e turboélices da companhia. Até a Esquadrilha da Fumaça coloriu um dos E-145 da empresa.

 

PRPSH PRPDI PRPDE PRPDB PR- PST (6) PR- PSR 1 PR- PSF 6

 

Falando de tecnologia e inovação, a Azul divulgou o uso do combustível sustentável durante a RIO+20.

PR- AYS AZUL +VERDE (2)

 

Esperamos que tenha gostado dessa seleção de pinturas especiais e de algumas curiosidades. Há diversas outras aeronaves voando por aí estampando logomarcas e personagens famosos. Repare!

Icaro Roberto

Um apaixonado por aviação desde criança, estuda piloto privado no Aeroclube de Goiás, colecionador de prefixo de aeronaves, fotografa tudo, desde aeronaves experimentais monomotor, a aeronaves quadrijato.
  • A empresa que criou essa forme de adesivagem foi a TAM, lá traz com os F-100. Um dos mais interessantes, foi o gorro de Papai Noel.