Lufthansa oferece €500 milhões de Euros pela Alitalia

O Grupo Lufthansa submeteu uma carta-oferta hoje, expressando o interesse em estabelecer uma NovaAlitalia (“NewAlitalia”). A Lufthansa decidiu não fazer uma oferta pela companhia aérea completa, mas manifestou interesse em partes da malha aérea global, assim como o negócio ponto a ponto doméstico e europeu.




A oferta inclui um conceito para uma Alitalia reestruturada com um modelo de negócios focado (“NewAlitalia”), que poderá desenvolver perspectivas econômicas de longo prazo. Apesar do grupo Lufthansa ter afirmado que, por agora, manterá sigilo sobre detalhes da oferta, o jornal italiano Corriere della Sera afirmou, mais cedo nesta segunda-feira, que o grupo estaria preparando uma proposta de €500 milhões de euros por grande parte da Alitalia, incluindo sua frota, pilotos, tripulantes e slots, com provável corte de metade da força de trabalho (6000 dos 12000 postos de trabalho) e redução de rotas de curto e médio alcance afetadas pela competição com as companhias aéreas de baixo-custo da Europa.

Na última sexta-feira, o governo italiano anunciou mais $300 milhões de euros em empréstimos à companhia além dos $600 milhões já injetados anteriormente. O objetivo é mantê-la em funcionamento até que um novo comprador seja definido nessa nova tentativa de venda, que tinha a data de hoje como limite para o envio de propostas. O novo comprador deverá ressarcir os empréstimos até 30 de setembro de 2018.

A companhia inglesa EasyJet também fez sua proposta pela Alitalia, mas no mesmo molde de adquirir apenas determinados segmentos da companhia.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.
  • Euzébio

    Olá… profundamente meus sentimentos pois a companhia alitalia é uma companhia diferente nos voos para o Brasil mas se não deu mais, ok…. Pq vamos e viemos mas os preços alitalia dentro da Europa é os mais caros… agora a grande e saudosa Lufthansa na malha Europa/ Brasil é um espetáculo que encerre logo as negociações e comece a operar…