Morre André Turcat, piloto que voou o Concorde pela primeira vez.

part-par-sapa990213221630-1-0-1
No dia 2 de Março de 1969, uma equipe de liderada pelo piloto-chefe Andre Turcat, levou o lendário Concorde aos céus pela primeira vez para voo histórico, que durou apenas 29 minutos.

Nascido em 1921, Turcat tirou seu brevê em 1947. Começou como piloto militar, servindo à Força Aérea Francesa na Indochina (atual Vietnã) e voando os C-47 Dakota. Em 1950 passou a integrar o Centro de Ensaios em Voo de Bretigny-sur-Orge onde ajudou a desenvolver aeronaves experimentais que quebraram diversos recordes mundiais de velocidade e altitude.

Em 1959 recebeu do presidente dos Estados Unidos o troféu Harmon, como recompensa pelos feitos e colaboração com o desenvolvimento da indústria aeronáutica.

Já em 1962, ele se juntou à empresa Sud-Aviation, onde ajudou no desenvolvimento do sistema de pouso do Caravelle, outra aeronave lendária. Por sua trajetória ímpar, era fácil lembrar do nome de Turcat quando o Concorde estava em fase de desenvolvimento e ele logo foi ligado ao projeto, onde ficou até o ano de 1976.

Terminou sua jornada de piloto com 6.500 horas de voo em 110 aparelhos diferentes. No comando do Concorde foram 720 horas.

Atualmente, não há mais voos com o Concorde e os exemplares do modelo estão distribuídos em museus e aeroportos ao redor do mundo. O Concorde foi a primeira e única aeronave supersônica a transportar passageiros em voos comerciais. Era capaz de realizar um voo entre Paris e Nova York em apenas 3h46, menos da metade das 8h atuais. Com o passar do tempo a operação foi ficando economicamente inviável e a aeronave foi aposentada.

Turcat morreu no dia de ontem, 4 de Janeiro de 2015, em sua casa, na cidade de Aix en Provence, aos 94 anos.

Assista a primeira decolagem do Concorde, com Turcat no comando.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.
  • Alexandre Nunes, mais um mito que se vai!

  • Alexandre Nunes, mais um mito que se vai!

  • Faltando poucos dias para o 40o aniversário do primeiro voo comercial do Concorde (Paris-Dakar-Rio e Londres-Bahrain)… 🙁

  • Faltando poucos dias para o 40o aniversário do primeiro voo comercial do Concorde (Paris-Dakar-Rio e Londres-Bahrain)… 🙁

  • RIP!!!

  • triste

  • Que dó !! Fabiano Garcia

  • Que dó !! Fabiano Garcia

  • Luiz Antônio

    Em 1976, Turcat deu um rasante com o Concorde sobre a pista minúscula de Jacarepaguá, durante festa da aviação brasileira. Show registrado no Youtube. Eu estava lá.