Nova versão do Airbus A330 MRTT decola na Espanha.

Airbus Defense & Space

Airbus Defense & Space

O ramo de defesa e espaço da Airbus realizou testes no início deste mês com a nova versão do Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport), a versão militar do widebody da fabricante europeia. O voo durou pouco mais de três horas e a tripulação concluiu que a aeronave apresentou a performance desejada.

Revelado em 2014, a versão aprimorada do A330 MRTT conta com um grande número de melhorias e sistemas aperfeiçoados militarmente.

Com melhorias aerodinâmicas e aviônicos de última geração, a ‘nova’ aeronave conta também com o MPS (Sistema de planejamento de missões), o sistema de reabastecimento aéreo “Boom Upgrade 3”, também foram adicionados equipamentos capazes de identificar aeronaves, fornecer vigilância radar e ADS-B tracking. A fabricante também reportou que os processos industriais para a fabricação e montagem dos componentes estão sendo aprimorados. Baseado na mais atual versão do jato comercial com motores Rolls-Royce, a Airbus D&S planeja incluí-lo no projeto do A330neo.

O trabalho começou em Toulouse no fim do ano passado e hoje tem base na planta de Getafe, na Espanha. A primeira entrega é prevista para 2018, sendo que os principais clientes desse tipo de aeronave são as forças aéreas do Reino Unido, Arábia Saudita, Austrália e Emirados Árabes Unidos.

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.