Novo aplicativo promete tranquilizar passageiros durante o voo.

skyguru-screens

Severas turbulências não são tão incomuns quanto todo passageiro gostaria que elas fossem. Com isso, viajantes mais nervosos ou inseguros acabam reconsiderando seus planos para uma viagem aérea em um feriado prolongado ou durante as férias. Mas esse panorama pode melhorar a partir de agora.

O novo aplicativo SkyGuru tem o objetivo de acalmar, em tempo real, os ânimos dos viajantes mais nervosos. Para isso, fornece informações que normalmente só estão disponíveis para a tripulação do voo, que vão desde procedimentos de pouso e decolagem, até detalhes da rota e de potenciais chances da aeronave cruzar uma região com riscos de ocorrência de turbulência.

E como isso funciona? O aplicativo, que ainda está disponível apenas para dispositivos com iOS (mas com previsão para Android ainda em 2016), utiliza os sensores do aparelho para definir a rota voada e captar movimentos inesperados.

Bússola, acelerômetro, barômetro e microfone ajudam na construção de um cenário sobre o que está ocorrendo no voo, para que o aparelho apresente mensagens de apoio ao passageiro, tranquilizando-o em momentos de aflição, como durante turbulências ou pousos desconfortáveis.

O usuário deve inserir os detalhes do seu voo com menos de 24 horas antes de sua decolagem, para que o aplicativo carregue as informações de sua jornada e previsão do tempo. Não há necessidade de conexão wi-fi durante o voo, pois ele funciona no “modo avião” (ou “modo offline”), casando as informações colhidas em tempo real com o plano de voo previsto.

Lançado na semana passada, as primeiras avaliações de usuários são favoráveis: “Absolutamente necessário para pessoas com medo de voar ou para quem tem interesse em saber como as coisas funcionam durante o voo,” afirmou Anna Rempel, revisora da App Store. “É como se estivéssemos sentados ao lado do piloto.”

O SkyGuru foi desenvolvido por Alex Gervash, piloto com 22 anos de experiência e diretor da Fearless Flying, que oferece cursos para auxiliar viajantes nervosos.

“Tendo em torno de oito anos de experiência com tratamento de passageiros com medo de voar, reconheci a importância de assistência em tempo real,” disse o piloto. “As pessoas precisam de apoio durante turbulências ou até mesmo para entenderem sons estranhos durante as fases do voo”.

Adaptado do The Telegraph.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

32 Comments:

  1. Já estou até vendo barracos a bordo no Brasil com passageiros questionando a habilidade dos pilotos…

  2. Quando sair pra Android me avisem por favor.

  3. Versão grátis e versão paga: ambas em idioma Russo!!

  4. No mesmo segundo que lançar esse aplicativo eu baixo. Adorei!

  5. Que toop! Parece ser bem interessante

  6. Kkk não sei se quero saber o que vai acontecer!!!

  7. deve ser bem legal acompanhar o quanto uma aeronave despenca ao passar por uma turbulência severa.

  8. a versão grátis tá em inglês depois que baixa, pelo menos foi o que li nos comentários, quando coloca pra fazer o DL parece estar em russo, mas depois fica em português !

  9. Chateada por ter tido o acesso a esse aplicativo antes!

  10. Juliana Oliveira apps making my life easier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *