Novo caça da FAB, Gripen NG realiza primeiro voo com sucesso.

A Saab, empresa de defesa e segurança, conduziu hoje o primeiro voo da nova geração de caças inteligentes, o Gripen E, que é a versão de um lugar do novo caça, que juntamente com o Gripen F de dois lugares é a família Gripen NG que foi adquirida pela FAB.




Às 10h32 (horário da Suécia – 05h32, horário de Brasília) de hoje, o Gripen E concluiu o seu voo inaugural, conduzido por um piloto de testes da Saab. A aeronave (de registro 39-8) decolou do aeródromo da Saab, em Linköping (Suécia), e sobrevoou a porção leste de Östergötland por 40 minutos. Durante o voo, a aeronave realizou diversas operações para atender a vários critérios do teste, inclusive a abertura e o fechamento do trem de pouso.

“O voo ocorreu conforme o esperado, e o desempenho da aeronave foi similar à experiência dos nossos simuladores. Sua aceleração é impressionante e a aterrisagem é suave. Não preciso nem dizer que estou muito feliz em ter pilotado o voo inaugural”, disse Marcus Wandt, piloto de teste experimental da Saab.

“Hoje, voamos este caça de nível mundial pela primeira vez. Nós conseguimos isso com o software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônica. O objetivo é entregar aos clientes uma aeronave inteligente, que levou o futuro em consideração desde a sua concepção. As atividades de teste em voo seguirão contribuindo para este objetivo, mantendo o programa no caminho certo para atingir o cronograma de entrega para os clientes brasileiros e suecos em 2019”, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e responsável pela unidade de negócios Aeronáutica da Saab. Veja abaixo o vídeo da primeira decolagem do caça:

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *