Novo Hércules civil decola pela primeira vez, cliente-lançador é brasileiro.

Decolou nesta sexta-feira, 26 de maio, pela primeira vez o LM-100J, a versão comercial do C-130J Super Hércules. A data é uma marca para a família C-130 Hércules produzida pela Lockheed Martin na cidade americana de Marietta, Geórgia.




O LM-100J pode servir em várias áreas como serviço humanitário em desastres ambientais, acidentes nucleares, vazamento de óleo no mar e até combate a incêndio, declarou o piloto-chefe Wayne Roberts. “Este avião permite chegar a áreas remotas, ajudar na exploração de petroléo e de minerais. O dia de hoje marca o início de uma tremenda capacidade comercial que apenas o LM-100J pode entregar”, conclui Wayne.

A versão que decolou já é a 17ª variante desenvolvida a partir do C-130J Super Hércules. É uma versão melhorada do L-100, que a Lockheed Martin produziu de 1964 até 1992 e é operado mundo afora, principamente em locais de difícil acesso.

O LM-100J terá como seu primeiro cliente a brasileira Bravo Industries, empresa especializada em logística e que encomendou 10 unidades do modelo no ano passado. A expectativa é que a aeronave seja certificada pela FAA em 2018 e que as entregues comecem logo em seguida.

Pela Assessoria de Imprensa da Lockheed Martin. 

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias