Novo motor CFM LEAP-1B recebe certificação conjunta FAA / EASA.

9df0a318-9dd6-11e5-a4ae-e0c0d4ca3b97-1020x650
A Agência para a Segurança da Aviação FAA e o europeu (EASA) concederam certificados de tipo “A” para o motor CFM International LEAP-1B, abrindo o caminho para a entrada em serviço comercial em 2017. O motor LEAP-1B é o motor exclusivo para o Boeing 737 MAX

“O motor LEAP-1B voou pela primeira vez no Boeing 737 MAX em 29 de janeiro”, disse a CFM International em comunicado.

Desde então, mais duas aeronaves foram adicionadas ao programa de teste em março, e com estes três aviões foram registrados um total combinado de mais de 100 voos de teste, incluindo a conclusão de testes de voo de alta altitude em La Paz, Bolívia, recentemente.

Para a CFM International, a Boeing está acumulando um impressionante número de horas de voo com as aeronaves de testes e as primeiras indicações são de que o desempenho do motor corresponde às expectativas. O novo reator apresenta uma economia entre queima de combustível e manutenção de mais de 14% em relação a projetos anteriores e concorrentes.

Foto: CFM International

Foto: CFM International

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.