Novo Terminal de Viracopos começa a oferecer serviço de valet parking.

RR3A1606_bx
Manobristas atenderão 24 horas por dia durante todos os dias da semana no Piso 2 do edifício-garagem

O edifício-garagem do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (09/05), o serviço especializado de valet parking, que trará mais conforto e segurança aos clientes do terminal.

Os serviços de valet oferecem recepção, atendimento, apoio, mapeamento e segurança, além de possuir manobristas especializados e treinados. Os manobristas passam a atender os clientes no Piso 2 do edifício-garagem, o que possibilita melhor acesso ao desembarque e ao embarque no novo terminal de passageiros (T1).

O atendimento ocorre 24 horas por dia, nos setes dias da semana. O valor será de R$ 25,00 + diária da tabela vigente. O edifício-garagem de Viracopos possui 4.000 vagas e começou a operar em 2014, antes da Copa do Mundo.

“Nossos colaboradores são altamente preparados para prestar um atendimento único e personalizado. Este é mais um serviço que Viracopos implanta para melhorar cada vez mais a experiência dos passageiros ao utilizarem o aeroporto”, disse o diretor Comercial de Viracopos, Jorge Lobarinhas.

Novo Terminal

Todos os voos de Viracopos foram transferidos no dia 23 de abril para o novo terminal (T1). Com a nova área liberada, o Novo Viracopos passa a ter capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus usuários.

Outras áreas do novo terminal serão liberadas gradativamente, de acordo com o aumento da demanda de passageiros. As mudanças das operações foram realizadas da maneira mais segura e cômoda para os passageiros, sem prejudicar os fluxos do aeroporto e ocorreram dentro da normalidade.

O novo terminal tem 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de 56 totens de autoatendimento. Neste primeiro momento, os passageiros poderão acessar as aeronaves por meio de pontes de embarque (fingers). As novas instalações têm 178 mil m² de área construída – o antigo terminal (T0) possui uma área de 28 mil m². Para garantir a eficiência no atendimento, Viracopos realizou 52 testes gerais de procedimentos, equipamentos e sistemas do novo terminal.

Novo ciclo

A transferência dos voos nacionais para o Novo Viracopos marca o fim de um ciclo iniciado em junho de 2014, quando o Píer A (internacional) foi inaugurado para ser utilizado por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo no Brasil.

Na ocasião, também foram entregues os novos três pátios de aeronaves (com uma área total de 400 mil m²) e o novo edifício-garagem (com capacidade total para 4.000 veículos). Viracopos também finalizou, em 2014, a duplicação da via de acesso rodoviário, a readequação da pista de pousos e decolagens e a reestruturação do antigo terminal de passageiros (T0)

O novo terminal de passageiros começou a operar voos internacionais comerciais e regulares no dia 29 de novembro de 2014. No total, 646 mil pessoas utilizaram o T1 em voos internacionais em 2015.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.