O maior Domingo Aéreo da AFA de todos os tempos (+60 fotos).

IMG_9348

No maior Domingo Aéreo de todos os tempos, 93 mil pessoas de todas as partes do Brasil estiveram na Academia da Força Aérea Brasileira, o “Ninho das Águias”, para conhecer de perto o centro de formação de pilotos e algumas das aeronaves que compõem a frota da nossa força aérea.

Essa ocasião é muito importante por que, durante o ano, a sociedade tem pouco contato com a Força Aérea e o que chega ao público através da grande mídia nem sempre permite uma visão completa de suas atividades e missões. Então, essa é a oportunidade do público ampliar seu conhecimento, além de se divertir muito!

Também não podemos nos esquecer que um sentimento muito importante pode ser aflorado em um evento como esse, que é o desenvolvimento da mentalidade aeronáutica, principalmente em crianças.

Quantos brasileirinhos e brasileirinhas que hoje são pilotos, comissários, mecânicos, etc., tiveram seu primeiro estímulo num evento de Portões Abertos da FAB? Com certeza, muitos!

 

 

A estrela do dia foi o Esquadrão de Demonstrações Aéreas, popularmente conhecido como a Esquadrilha da Fumaça. Com duas grandes apresentações, uma de manhã e outra no final da tarde, os sete pilotos, sempre acompanhados de seus fiéis ‘anjos da guarda’, arrancaram aplausos e emoções do público.

No céu, manobras tão bem conduzidas que as fazem parecer fáceis, com destaque para o retorno da famosa manobra de nome Lancevaque, que desafia a aeronave e a gravidade, em uma sequência de giros alucinante (somente vendo para acreditar).

Antes as imagens para descrever um pouco desse SHOW! Recomendamos também que você fique ligado no site oficial da Esquadrilha da Fumaça e nas redes sociais e tente comparecer às suas apresentações, são emocionantes!

 

 

Também coloriram ainda mais a festa a Esquadrilha BR Aviation, comandada pelo grande Carlos Edo, e sua frota de lendários T-6, sempre acompanhados pelo não menos clássico Beech Bi e pelos Extra 300 e Sukhoi 31.

 

 

Os participantes do Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea (CBA), a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e outros esquadrões da Força Aérea também atraíram a atenção, sobretudo das crianças, que puderam interagir com os militares e tirar muitas fotos.

Um dos destaques que atraíram grande multidão aos hangares foi a presença do astronauta Marcos Pontes que, além de tirar fotos e autografar seus livros, também deixou à disposição uma espécie de roupa de astronauta para que as pessoas tirassem fotos como se estivessem vestidas como tal. A mesma coisa fez o time da Academia da Força Aérea que deu ao público o gostinho de vestir parte da roupa de um piloto de caça.

Em outro hangar, a maquete em tamanho real do novo caça da FAB, o sueco Gripen NG, também foi sucesso de público. E, mesmo sendo uma maquete, o visual impressiona pela imponência, imagine os voos dessa máquina nos futuros eventos da FAB!

 

 

A estrutura interna foi muito bem montada, com diversas atividades, praça de alimentação, novo esquema de estacionamento. Porém, o número de pessoas esse ano foi quase que o dobro do ano passado, superando as expectativas da organização. Por conta disso, muita gente acabou ficando de fora, infelizmente. Nas redes sociais, a organização promete melhorias para o próximo ano.

Valeu a viagem, já cobrimos eventos da Força Aérea Brasileira há 8 anos e saímos de lá mais uma vez com sentimento de orgulho pelo trabalho dos militares e civis fazem em prol da cultura aeronáutica no Brasil.

12 Comments:

  1. Eu fui e adorei….ano que vem tô lá novamente na boca do gargarejo..

  2. O maior transtorno para quem foi isso sim foi maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *