O momento da GOL e o que muda daqui para frente. Entenda! (+70 fotos)

339

Durante o evento de apresentação da nova identidade visual e dos novos serviços a bordo, Paulo Kakinoff, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, onde tirou dúvidas e esclareceu muita coisa sobre a operação da companhia daqui para frente. Confira os principais destaques do que acontecerá na GOL nos próximos anos, bem como veja belas imagens do evento.

 

O momento atual da empresa 

Paulo Kakinoff ressaltou que a mudança da identificação visual resultou de um exercício de reflexão que os executivos e o conselho fizeram sobre o momento da empresa. Ele citou 13 resultados atingidos pela companhia que mostram sua evolução e sua maturidade. O resultado dessa análise da gestão foi a decisão por coroar todas essas conquistas com algo marcante, como a mudança da identidade visual.

Os itens citados por ele e que demonstram o grau de amadurecimento da empresa são: ser líder no transporte de passageiros, ter um processo de compra de passagens facilitada, operar no conceito fast-travel, ser uma empresa pontual, ter um produto diferenciado como é o Gol+, ampliar a malha de rotas e capilaridade no Brasil e Américas, reforçar alianças internacionais, disponibilizar o serviço de bagagem expressa, criação do serviço de apoio ao passageiro “Conte Comigo”, ter aplicativos de celular que sejam robustos e com geolocalização e as três novidades divulgadas recentemente, que são o wi-fi, o serviço de bordo e as novas poltronas.

 

Frota

Pauko Kakinoff informou que a empresa pretende manter a frota padronizada para os próximos anos, ou seja, composta exclusivamente de aeronaves do modelo Boeing 737.  Segundo ele, até 2023, a empresa deve receber entre 10 e 15 novos Boeing do modelo por ano, no entanto, não é possível afirmar nesse momento se as novas aeronaves aumentarão a frota ou se substituirão os modelos mais antigos, uma vez que, segundo ele, o ritmo será ditado pelo mercado.

Ele afirmou que a empresa deve receber mais 15 Boeing 737 NG para, então, começar a receber os modelos 737 Max – o que deve acontecer em 2017. Como o contrato entre a Gol e a Boeing permite alguns ajustes ao longo de sua vigência, dependendo do mercado, poderão ser considerados os Boeing 737-900 Max, que são mais maiores em comprimento e, portanto, capazes de transportar mais passageiros.

Por fim, quando questionado sobre a compra de aeronaves maiores, Kakinoff foi objetivo: a empresa não tem planos para aquisição de aeronaves de maior porte.

 

Rotas

Sobre novas rotas, Kakinoff citou, em dois momentos, a intenção de voar para Havana, Cuba (que aguarda aprovação dos governos de ambos os lados). Também informou que a empresa pretende expandir as operações internacionais, mas não deixou pistas sobre os potenciais destinos. A estrutura de “mini-hubs” continua, estando eles em Punta Cana e Caracas.

Quanto a alianças, nada foi divulgado, no entanto sabe-se que suas parceiras Delta e Air France-KLM são membros da Skyteam. Quanto à parceria com a TAP, em razão da recente privatização da empresa portuguesa, Kakinoff informou que ela continua até o final do contrato (a data não foi divulgada).

 

Novidades a bordo

Os snacks gratuitos serão introduzidos ao serviço de bordo no dia 24 de Julho de 2015. Conversamos com o superintendente de produtos da empresa Mãe Terra, Luigi Bavaresco, que nos explicou tratar-se de um produto desenvolvido exclusivamente para a Gol. Trata-se de um biscoito integral feito com ingredientes orgânicos e com um sabor sútil, mas bem agradável, como também pudemos experimentar.

Outra novidade fica por conta dos novos assentos, que serão revestidos por couro sintético, deixando o voo mais confortável. A distância entre os assentos permanece a mesma da atual, ou seja, com os espaços GOL+ em sete fileiras de assentos e as demais em tamanho padrão. Paulo Kakinoff pontuou que hoje a distância entre os assentos que a GOL pratica é a maior do Brasil, que lhe garantiu a classificação “A” da ANAC. A troca do assento em toda a frota deve levar 18 meses e será iniciada em Janeiro de 2016.

O sistema de entretenimento de bordo também será implementado a partir do primeiro trimestre de 2016 e toda a frota estará equipada em um prazo de 3 a 4 anos. A respeito da TV via satélite, Kakinoff se limitou a dizer que está em negociações com uma empresa, mas, por sigilo, não pode abrir agora a informações.

Quanto ao wi-fi a bordo, ele será operacionalizado pela empresa Gogo (a mesma que fornece serviço de dados para a Delta Airlines, acionista da Gol). Todas as aeronaves serão equipadas com uma antena e a conexão será via satélite, o que melhora a velocidade de transferência de dados quando em voo. A partir do wi-fi, os passageiros poderão realizar suas atividades profissionais ou de lazer, usando seus próprios dispositivos e, além disso, poderão acessar conteúdos que a Gol disponibilizará para compra, como filmes, por exemplo. Os preços e pacotes serão divulgados quando o serviço estiver mais próximo de ser disponibilizado, o que o presidente adiantou é que passageiros Diamante terão o serviço de forma gratuita.

Nos pareceu interessante saber que, uma vez conectado no wi-fi, o cliente GOL poderá ter informações sobre voos alternados, acompanhar a rota e, caso o voo seja cancelado, ele saberá detalhes sobre o que fazer, como a qual hotel ele deve se dirigir até que chegue o horário do voo para o qual foi alocado.

“Somos a mesma GOL, com o DNA de baixo custo, só que agora com mais serviços, produto superior e na vanguarda do setor”, destaca.

 

 

A nova logomarca e pintura

Segundo Kakinoff, a nova marca é uma evolução daquela que durante mais de 14 anos foi a cara da companhia, só que agora mais moderna e robusta. Foram preservados os principais elementos que compõem a identidade visual da companhia, como a cor laranja e o nome da empresa como logomarca. Os elos foram entrelaçados para representar a essência da GOL, que permanece a mesma desde a sua fundação: aproximar pessoas, histórias e destinos.

“O novo logo da GOL passa a contar agora com um símbolo, além do nome, que será facilmente identificado pelos clientes e associado a todos os valores e atributos da companhia” ressalta Marcus Sulzbacher, diretor de criação de design da AlmapBBDO e responsável pelo projeto da marca. “Este elo representa ainda a união, afinal, a GOL aproxima as pessoas a seus sonhos e destinos”.

O processo de repintura de toda a frota deverá levar entre 2,5 e 3 anos para estar concluído e, a partir de agora, todos os aviões novos que chegarem, já vêm no novo padrão de pintura.

Uma curiosidade super interessante. O voo inaugural dessa pintura foi realizado na rota Confins – Congonhas, e comandado por Jones Venzon, o primeiro piloto da companhia e que fez o voo inaugural da GOL no começo dos anos 2000. À sua direita a co-piloto Paula Petean (veja uma foto super legal que fizemos dos comandantes de fronte ao novo 737 nas novas cores).

 

 

O que não muda

Os uniformes da tripulação permanecem os mesmos, até por que foram mudados recentemente. Conforme o presidente Kakinoff mencionou, a mudança dos uniformes foi a primeira etapa dessa transição que estamos vendo a partir de agora.

O conceito “low cost, low fare” também permanece e a companhia informou que tem o compromisso de praticar os menores preços do Brasil.

 

Veja todas as fotos:

32 Comments:

  1. Ficou muito bonito a nova pintura nesse 737-800SFP. Ao que parece, a Gol está buscando trilhar os caminhos parecidos da SouthWest.

  2. Sabem dizer se vao adicionar (pelo menos) uns 2cm a mais entre as poltronas economicas? Houve alguma alteração nesse sentido?

  3. Tem melhorar atendimento organizacao conforto. Me nego a voar de gol. Azul avianca e tam somente

  4. Esse TV ao vivo será para acessar pelo celular ou terá telas individuais?

    • Adriano essa parte da TV ainda não foi 100% definida, o que se sabe é que terá. Quanto a acessar do celular, tablets ou laptops, o wi-fi (que será outro serviço), vai permitir e, uma vez conectado você poderá acessar o que quiser.

  5. Sinceramente a pintura antiga era melhor. Mas gosto cada um tem o seu. A gol necessita é ter um atendimento melhor, voltar a servir os lanches e ter um preços módicos. E requalificar seu pessoal de checking.

  6. Fazer uma enorme propaganda pra mudar somente a pintura do avião coisa de empresa pequena mesmo!

    • Sim senhor.. hora de melhorar esse Sistema de Solicitação de Milhas. Fazer upload do mesmo arquivo pra cada itinerário não é nada inteligente. E vamos aumentar o limite do upload. Menos de 1 mega? ! Fala sério! Seria interessante também colocar informações sobre qual o tipo de arquivo é aceito. JPG? PDF? Faltam informações claras nesses quesitos. Bom dia.

  7. A cauda ficou feia,o logotipo ta bom, bem visivel, mas porque dois OO,!

  8. Eu tenho muito gosto de voar apenas com a Gol, pois independente de ter menos espaço entre os assentos o que mais me conforta é a preocupação que a CIA tem com as manutenções das aeronaves. Portanto não acho justo julgarem ou criticarem uma empresa que não oferece lanche gratuito, não tem espaço entre os assentos, pois uma economia que fazem em uma área se consegue investir em outra, SEGURANÇA aos passageiros. Congrats GOL, keep forward with improvements.

  9. Deviam tirar um pouco da seriedade dos uniforme masculinos e trocar o feminino, ficou retro demais

  10. Bons ventos e céus de brigadeiro nessa nova fase, Gol!!!

  11. Gooool ! Brasil zil zil zil, entendeu ?

    • Leiam o texto antes de comentarem!
      A GOL é a que tem a maior distância entre os assentos no Brasil! Classificação “A” da ANAC!
      E outra, cada empresa tem uma filosofia, então, cabe ao passageiro entender e procurar aquela que melhor lhe cabe.
      E avião não é restaurante, não sei porque essa mania de brasileiro de entrar no avião e achar que tem direito a um banquete! Serviço de bordo não é obrigação de cia aérea, e sim, CORTESIA!
      A GOL hoje tem uma das melhores manuntenções do mundo, uma cia super segura! Em todo o tempo de empresa, houve apenas um acidente, e causado por erro de outra aeronave!
      Portanto, vale muito mais você chegar em segurança do que de barriga cheia, não é?!
      Quanto ao conforto, além da melhor distância entre os assentos do Brasil, a empresa está informando que irá oferecer entretenimento a bordo, incluindo Internet. Quanto as aeronaves maiores, a filosofia da empresa não é essa, e para aqueles destinos que ela se propõe a voar, elas são aptas para tal.
      Atendimento ruim, infelizmente é um problema de TODAS as empresas, em qualquer segmento. Já andei em todas e fui muito bem, e muito mal tratado. Portanto, isso é muito relativo.
      Serviço de vendas a bordo, existem há muito tempo, e tanto na Europa, quanto nos EUA, não foi uma criação da GOL. E a empresa voltará com o serviço gratuito, então não haverá muita diferença entre as outras.
      O brasileiro precisa começar a encarar as empresas aéreas como meio de transporte simplesmente, cada uma com sua filosofia, e não com fanatismo como se fossem times de futebol!
      Achei as mudanças muito válidas!
      Parabéns a GOL!

      • E você tem razão por um lado, porém deveria aprender a respeitar a opiniões de outras pessoas certo? Você está ganhado quanto? Fala que as pessoas não tem que ter fanatismo com a empresa e você está fazendo o que?

        • Não ganho nada, meu caro! Estou sendo imparcial. Meu comentário foi baseado na minha vivência de Aviação, e nós comentários aqui apresentados. E pra quem me diz pra respeitar comentários, você está respeitando o meu?!?! E porque eu crítico ou defendo um ponto de vista quer dizer que ganho algo?! E aonde você viu fanatismo em meu comentário?!?! Tudo o que falei foi com base no texto apresentado. Você, por acaso, me viu desqualificar qualquer outra empresa?! Ou me viu falar que a Gol é a melhor do Brasil?! Apenas citei meu ponto de vista! Não direcionei meu comentário para ninguém específico!
          Então, com todo respeito, quem tem que aprender algo aqui, meu caro, é você!
          Aprender a interpretar textos!!!!

      • Parabéns pelo discernimento e coesão e obrigada pelas palavras…

  12. Só tenho a agradecer a Gol pelo ótimo atendimento desde o check-in até o embarque,vôo 2 sempre 2 vezes ao mês, e sempre fui bem tratado e respeitado.Parabéns Gol sucessos.

  13. Eles tem que agilizar essa tv a bordo ou um outro sistema de entretenimento individual qualquer ja que avianca e azul oferecem, alem disso, esses voos internacionais mais longos ficam bem mais agradaveis com internet ou um um monitor individual com varios filmes e séries. Ninguém merece viajar horas olhando pro encosto da poltrona da frente

  14. Rapha Polo Willard Pereira Ricardo Marques

  15. Se Deus quiser nunca mais viajo de Gol. Péssimo atendimento.

  16. Achei bonita, mas prefiro mil vezes o logotipo antigo.

Comente