Entrevistamos o piloto e cartunista Fernando Crescenti.

Crescenti Desenho ProntoA aviação sempre nos trás diversos casos e histórias engraçadas, sendo uma das melhores partes de trabalhar na área. Uma das pessoas que faz questão de registrar os casos e acasos da área é Fernando Crescenti, piloto da Azul e cartunista, que faz sucesso com seus cartoons sobre o dia a dia no ar e na terra. Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva.

 

AEROIN – Primeiramente agradecemos pela disponibilidade para esta entrevista, sabemos como é corrida a vida de piloto de linha aérea. E é daí que vem a nossa primeira pergunta. Como você começou na aviação? Fale um pouco sobre sua trajetória como piloto.

CRESCENTI – Eu que agradeço a AeroIn pela oportunidade em mostrar a Galeria.  Eu entrei na aviação ainda nos anos 90. Voei o Embraer 120 Brasília na Nordeste, na Rio Sul o Boeing 737 e depois na própria Varig voei os Boeing’s 757 e 767.
Ao final da Varig voei na ABSA Cargo e ajudei a montar a Whitejets Linhas Aéreas.
Hoje sou comandante de Embraer 190/195 na Azul Linhas Aéreas.

 

AEROIN – É realmente inspirador. A partir de quando você começou a fazer cartoons? Veio de alguma influência familiar ou aprendeu sozinho?

CRESCENTI – Eu levava a profissão de desenhista publicitário em paralelo à de aviador até decidir definitivamente por voar. Mas nunca deixei de retratar situações cômicas principalmente nos longos vôos internacionais. Em geral esses desenhos ficavam com alguém da tripulação.

 

AEROIN – E como surgiu a ideia de criar uma página com seus cartoons sobre aviação?

CRESCENTI – A aviação, por ocasião da sua natureza em envolver várias pessoas em situações diversas, gera muitas situações engraçadas. Minha esposa ao ver todo o material que eu produzia teve a ideia de criar uma página com os cartoons. Nasceu então a Galeria Crescenti.

 

Crescenti V2

AEROIN – Vemos que a página é acompanhada principalmente por tripulantes da Azul. Estes já te reconhecem em voos pelo seu trabalho como cartunista?

CRESCENTI – Hahaha, na Azul é raro quem não conheça a Galeria! Em geral quando se apresentam a mim já perguntam qual será o cartoon de hoje. Ao mesmo tempo muitos tripulantes e pessoal de solo trazem cenas que observaram. É comum ouvir frases como “hoje aconteceu algo que dava uma tirinha legal.”

 

AEROIN – E algum passageiro já reconheceu?

CRESCENTI – Não, haha, não sou assim tão conhecido.

 

AEROIN – Pessoalmente como piloto me identifico com o cotidiano nas tirinhas, mas que às vezes não é comum do público geral. Como você trabalha o cartoon para não ficar tão técnico e restrito ao pessoal da área?

CRESCENTI – É incrível a quantidade de seguidores (hoje possuímos quase 7.000 pessoas) que não são pilotos. Alguns cartoons são um pouco mais “puxados” para questões técnicas, mas em geral são acessíveis a maioria dos fãs da aviação.
Com a popularização de jogos como Flight Simulator, portais como o AEROIN, associações de rádio-escuta e outras iniciativas, muitas pessoas que não trabalham com aviação possuem um bom conhecimento da rotina da cabine. Além disso algumas situações tratam da vida de passageiros, o que todos nós fomos ou seremos.

 

AEROIN – A Azul é uma companhia parceira do nosso site, e incentiva bastante os talentos de seus empregados em diversas ocasiões. Já houve algum tipo de pedido da diretoria?

CRESCENTI –  Já sim. A Galeria é bem jovem (possui apenas 9 meses) mas fiz a homenagem ao dia do comissário de bordo e estamos preparando uma surpresa para o dia do aviador em outubro.

copiloto crescenti

AEROIN – Ficaremos de olho! Nas tirinhas estão presentes diversos personagens, mas o mais querido da galera tem sido o Pinguino, o pinguim que sonha em decolar. De onde veio a ideia de criar esse mascote?

CRESCENTI – O Pinguino não tinha nome, mas como personagem ele remete-se a minha época de aeroclube. Como uma ave que não voa, ele faz tudo para estar perto de um avião ou nos céus inventando várias engenhocas para poder decolar. Representa um pouco todo aquele que adora aviação mas por algum motivo não consegue voar.
Ao mesmo tempo ele virou um “brinde” a quem procura detalhes nos desenhos.
Hoje se eu fizer algum cartoon ou tirinha sem ele, o pessoal reclama….hahahah

 

AEROIN – Muito interessante a história dele. Conheço diversos pinguins, para falar que não sou um deles, haha. O nosso portal tem um foco especial com os spotters, os fotógrafos e observadores de aeronaves. Já teve algum caso digno de tirinha com algum entusiasta da aviação?

CRESCENTI – Gostaria muito de cobrir esse lado da aviação, ainda não fiz não. Mas acho que em breve irei fazer.

 

AEROIN – Acho que teremos uma boa oportunidade no Dia AeroIn 2016!
Mas você imaginava que a página cresceria tanto?

CRESCENTI – Não imaginava mesmo! haha. Uma vez decolei de Guarulhos para Santos Dumont e entramos na freqüência do controle São Paulo. A freqüência estava tão congestionada com tantas aeronaves, que o controle estava dando direções de rumo para todo mundo, restrição de nível de voo e etc. Num determinado momento alguém entrou na frequência e disse “AÍ …. ISSO DA UMA TIRINHA HEIN”! haha.

13063478_1139536326077483_7337072686424638123_o

AEROIN – Então daqui a pouco estarão te reconhecendo pela voz! Haha
Recentemente a galeria começou a fazer canecas personalizadas para outros colegas de pista. É possível uma pessoa não tripulante encomendar? Como funciona a encomenda?

CRESCENTI – Sim, a caneca é o primeiro de uma série de produtos que devemos fazer , mas os pedidos em geral vêm pelo Inbox (Messenger) do Facebook, pela mensagem direta do Instagram ou pelo email: galeriacrescenti@gmail.com

 

AEROIN – Ótimo, acho que será de desejo dos nossos leitores. E para finalizar, você tem algum plano futuro sobre a galeria, que poderia nos revelar?

CRESCENTI – Muitos. Existe muita curiosidade sobre o universo dos cartoons. Devo produzir vídeos curtos sobre como se produz, se estrutura e se direciona cartoons, tiras e seqüência (sim , existe diferença). Além disso vem por aí um site, e uma linha de capinhas de celular, sandálias, camisetas e etc. Naturalmente, tudo personalizado.

Agradecemos ao Crescenti pela entrevista, para acessar a página dele clique aqui. Desejamos bons voos e sucesso à galeria!

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.