O que rolou nos Portões Abertos de São José dos Campos e São Paulo

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São Jose dos Campos e o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizaram, nos dias 19 e 20 de agosto, o tradicional evento Portões Abertos. Nos dois dias de evento, que foi aberto ao público gratuitamente, o DCTA recebeu cerca de 15 mil pessoas e o PAMA teve um público estimado em 100 mil pessoas, as quais foram prestigiar e conhecer de perto algumas das aeronaves que fazem parte da Força Aérea Brasileira (FAB) e Embraer.




Os Portões Abertos deste ano trouxeram pela primeira vez o maior avião fabricado no Brasil, o Embraer KC-390, que em breve estará integrando a Força Aérea Brasileira. Os eventos também contaram com a presença marcante da Esquadrilha da Fumaça, que mesmo se apresentando com tempo chuvoso e quase sem visibilidade, arrancou aplausos do público.

Uma das maiores atrações dos Portões Abertos do DCTA e PAMA, foi o maior avião fabricado no Brasil o Embraer KC-390.

PAMA teve um publico estimado em 100 mil pessoas,

Em São Paulo, o público presente vibrou com os rasantes e o primeiro pouso do Embraer KC-390 no aeródromo da capital paulista. Também estiveram expostos ao público: o maior avião executivo brasileiro, o Embraer Lineage 1000E (DCTA); o Embraer 110 Bandeirante (C-95) (DCTA e PAMA-SP); o Embraer 120 Brasília (C-97) (DCTA); o A-29 Super Tucano (DCTA e PAMA-SP); os caças F-5 (PAMA-SP); os helicópteros EC-725 e H-50 Esquilo (DCTA e PAMA-SP); o patrulheiro da Amazônia Embraer 145 (E-99) (DCTA); o Embraer Legacy 450 (DCTA); e o clássico já aposentado Búfalo, que esteve aberto para visitação no PAMA-SP.

Embraer Lineage 1000E esteve estático no DCTA

Embraer Brasília foi aberto para visitação no DCTA

O melhor da festa aconteceu no PAMA-SP, no momento em que o KC-390 realizou uma manobra no pátio. Acionando seus reversos, se movimentou “de ré”, uma manobra pouco vista em eventos no Brasil, tirando muitos aplausos do público. Porém, devido à força dos motores, um A-29 Super Tucano pertencente à Esquadrilha da Fumaça chegou a se deslocar do ponto em que estava parado, fazendo com que a manobra fosse abortada.

Confira fotos da equipe AEROIN e veja o que rolou nos eventos:

  • Portões Abertos do DCTA em São José dos Campos:
  • Portões Abertos do PAMA-SP:

Nossos agradecimentos a todos os organizadores dos Portões Abertos do DCTA e PAMA-SP.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.