Os Boeings da VASP e as “Coxinhas Douradas” de Araraquara

FACE X4

Você deve estar se perguntando onde esses dois assuntos – aviões e coxinhas – se conectam. Bem, fique ligado pois lhe daremos algumas dicas que vão transformar sua passagem por Araraquara num passeio único!

Primeiro, se você visitar a cidade de Araraquara e ver duas aeronaves da VASP não se assuste, mas você terá acabado de voltar no tempo. Sim, por que a 273 km de São Paulo está localizada a Chácara do Piloto, a nova casa de dois Boeing 737-200 que, por muitos anos, voaram pela VASP. Aeronaves de muita história e impecavelmente cuidadas, elas se tornaram um ponto turístico da cidade e todos param na rua para vê-las. É automático.

Mas essas aeronaves não estão aí por acaso, não. Elas foram adquiridas em leilão pelo comandante Edinei Capistrano, de 59 anos, que já voou como comandante de voos comerciais e, desde 1992, trabalha em uma empresa de táxi aéreo. Filho de um ex-piloto da VASP, empresa com a qual construiu um vínculo afetivo até os dias de hoje, o comandante preserva em sua chácara estas duas raridades um na versão de passageiros (prefixo PP-SFI, de 1979) e outro na versão cargueira (o PP-SMW, de 1971).

O Comandante faz questão de manter a originalidade das aeronaves, o avião na versão de passageiros está impecável e nem aparenta a idade que tem (35 anos), visitando a aeronave dá impressão que estamos a bordo de um avião comercial que está prestes a decolar; bancos em couro e até uma classe executiva compõem a aeronave. Observamos certos cuidados com os detalhes que vão desde safety card (cartão de segurança) a bandejas e jarras originais da VASP. Nostálgico, espetacular rever essa aeronave de perto depois de anos abandonada por conta da burocracia da Justiça brasileira.

Para o futuro o Comandante Capistrano, pretende dar inicio ao projeto Airport Events, que vai deste abrir o espaço para festas temáticas a bordo de uma das aeronaves. Também, as aeronaves estão à disposição para servir de “mock-up” para produtoras e televisão interessadas em usá-las para novelas, filmes e comerciais.

A chácara possui uma aérea de 13 mil m² e está localizada no bairro Jardim Maria Luiza, na zona norte da cidade de Araraquara. Fica próxima a outra deliciosa atração da cidade, as famosíssimas “Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada”. Só de começar a falar já dá água na boca… veja algumas fotos da nossa visita no Boeing antes de ir para as coxinhas (hmmm!).

Antes de continuar a leitura, dá uma ‘curtidinha de leve’ em nossa página no facebook, prometemos que vamos continuar buscando dicas acessíveis e para toda a família. Ah, e sem spam 🙂

 

Bom, então, antes de mais nada, Bueno de Andrada é um distrito de Araraquara, que fica às margens da rodovia que liga Araraquara a Matão. Bem em frente à estação ferroviária você vai encontrar a “Mercearia Freitas”, que é gerida pela Dona Sonia e pelo Seu Paulo Freitas, ali estão as desejadas coxinhas!!

Muito famosas nacionalmente devido ao sabor único, as coxinhas de galinha ficaram célebres após a publicação de uma crônica do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão e atualmente atraem milhares de pessoas à mercearia, que é um lugar super legal, bem cuidado e bem amplo, mas as pessoas optam pela tradição e sentam nas mesinhas ali mesmo na rua.

Acredite que há momentos em que faz uma grande fila para comprar essa verdadeira iguaria. Dona Sonia nos confessa que vende ali cerca de 3.000 coxinhas nos finais de semana.

Para você que está aí curioso, eu comi uma de frango com queijo. Mas tem cerca de 10 sabores para todos os gostos (inclusive sem frango no recheio). Vale MUITO a pena conhecer!

 

 

Agora que você já ficou com vontade de ir lá conhecer, aproveitamos para apresentar outro lugar bem legal. Bem em frente à chácara do piloto está o restaurante Jeca Tatu. Famoso, abre somente aos domingos e tem capacidade para 600 pessoas. Boa parte dos clientes do restaurante costumam parar alguns minutos para apreciar os Boeings.

Veja mais fotos desse fim de semana super especial e bem saboroso.

6 Comments:

  1. É preciso pagar algum ingresso para ver os aviões de perto e entrar neles?

    • Aislan, por enquanto está aberto somente em ocasiões esporádicas (sem data fixa) e da rua já dá pra ver os aviões. No futuro vai virar um centro de exposições e ficará aberto!! Abraço.

  2. Eu quero pra ver avião da vasp ele está aberto sábado e domingo?

  3. Voei muito estas duas máquinas. O SFI era o mais novo, não tinha tendência nenhuma e o SMW, quantas madrugadas transportando correio! Saudades de doer no peito!

  4. Com esse dinheiro, abria um putirom no lugar desses avião veio

  5. Parabens Comte.Capristano
    Ótima iniciativa mostrar ao publico o Gramourl que era a VASP.
    abç
    Edson Fehlauer (Ex-TR Poa/Rs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *