Palestras e visitas técnicas marcam a XII Semana de Engenharia Aeronáutica, em São Carlos.

Cartaz SEA  ok
São Carlos entra novamente no plano de voo de estudantes, fabricantes e empresários do setor aéreo a partir da próxima semana. É que começa a XII Semana de Engenharia Aeronáutica, organizada pelos alunos e coordenada pelo Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC – USP/São Carlos.

A cerimônia de abertura, na segunda-feira (17) às 9h, no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron contará com a presença de prof. Paulo Sérgio Varoto, diretor da EESC – USP/São Carlos, prof. Eduardo Morgado Belo, chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC – USP, prof. Fernando Martini Catalano – coordenador do Curso de Engenharia Aeronáutica da EESC – USP e coordenador da Comissão Organizadora, Clément Jean-Baptiste Dartigues – Representante da Airbus Groups, Giovanni Bottura – Gerente da Embraer na unidade de Gavião Peixoto, Fúlvio Delicato Filho – sócio-diretor da Delicato Consultoria.

“A Semana de Engenharia Aeronáutica da EESC – USP é um dos principais fóruns de discussões sobre a indústria aeronáutica e aviação brasileira. Por isso recebe o apoio dos principais fabricantes de aviões do mundo como a Airbus Group e a Embraer.”, explicou o prof. Fernando Catalano, coordenador da Comissão Organizadora da SEA.

Após a cerimônia, os participantes começarão a maratona de palestras, minicursos e visitas técnicas já que o evento tem como objetivo a promoção e intercâmbio profissional e científico entre as universidades.

Nesta edição, já estão inscritos mais de 350 estudantes de 10 diferentes instituições de ensino de vários estados brasileiros. O número de participantes de fora de São Carlos triplicou em relação à edição passada. Por isso, o alojamento teve que ser ampliado. “Estou na expectativa também de uma participação mais efetiva de outras universidades, contribuindo para o intercâmbio de conhecimentos entre futuros profissionais, e para o aprimoramento de habilidades interpessoais de cada um.”, disse Julia Canhadas Ribeiro, presidente da comissão organizadora do evento.

Para expor as novas tecnologias e tendências do mercado aeronáutico e também debater assuntos atuais, possibilitando a atualização de profissionais e interessados em geral foram convidados palestrantes da própria USP e também da Airbus Group, Embraer, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, CREA-SP, entre outros.

Além dos alunos de engenharia, participam também da semana ex-alunos da EESC atuantes na área aeronáutica, mecânicos de manutenção, militares ligados à área aeronáutica, pilotos, profissionais em busca de atualização e interessados em aviação.

CULTURA E CIDADANIA

A SEA também busca a confraternização dos estudantes e profissionais e, nesta décima segunda edição haverá a apresentação da Orquestra Experimental de São Carlos, na quarta-feira (19), às 19h no Salão Primavera, no E1. Além disso, ao fazer a inscrição os participantes doam um litro de leite longa vida ou o equivalente em dinheiro. O resultado da arrecadação será enviado para entidades beneficentes da cidade.

Outra atividade que já se tornou tradicional na semana é o Desafio Aeronáutico, criado em 2005, e que acontecerá na quinta-feira (20) a partir das 14h. Os participantes formam equipes de no máximo três integrantes que tem que construir e fazer voar uma aeronave com materiais recicláveis, respeitando regras quanto à configuração e aos métodos de construção. Cada equipe irá planejar e construir uma aeronave, com seu próprio kit de ferramentas e materiais fornecidos pela organização.

As três melhores equipes recebem prêmios. O objetivo é fazer uma grande gincana, estimulando o trabalho em grupo, a integração dos participantes e a aplicação de conceitos de engenharia aeronáutica. A cada ano essa competição recebe um número maior de equipes participantes e muitos apaixonados pela aviação que vem assistir as provas.