Parque aeronáutico de Lagoa Santa abre as portas ao público

DSCN9445

por: Marcos José da Silva e Carlos Martins

Aconteceu no último domingo, 30 de setembro, o Portões Abertos no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). O tradicional evento, que reuniu milhares de pessoas, acontece todos os anos no mês de setembro.

O Parque

O parque, situado a 38 km da capital mineira, foi fundado em 1º de setembro de 1935, sendo o primeiro núcleo industrial com o fim de construir aeronaves e hidroaviões no Brasil. Desta forma, a unidade constitui parte fundamental e pioneira da construção aeronáutica no país. Passados 20 anos de sua criação, a unidade foi elevada à categoria de Parque de Material Aeronáutico (PAMA), classificação que ostenta até os dias de hoje.

 

A unidade representa papel fundamental dentro da FAB, uma vez que é responsável pela manutenção de diversas aeronaves, bem como da fabricação, estoque e reposição de peças para tais aeronaves. Das aeronaves mantidas operacionais pelo PAMA-LS, podem-se destacar o T-27 Tucano, A-29 Super Tucano, C-98 Caravan, T-25 Universal, U-7 Sêneca, G-19 Ipanema, U-42 Regente, G-180 (Aero Boero), Z-180 Super Ximango e diversos planadores aerodesportivos.

É de responsabilidade do parque ainda, a manutenção de equipamentos de segurança, sobrevivência e salvamento, assentos ejetáveis, capacetes de voo, botes salva-vidas, paraquedas e o apoio administrativo ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Lagoa Santa (DTCEA-LS) e da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS).

 

O parque ainda conta com a peculiaridade em ser o único parque a ter subordinado um Esquadrão de Saúde Reforçado (DESR), uma Seção Mobilizadora (SMOB-37) e um Serviço de Capelania (Paróquia Nossa Senhora de Loreto).

O parque ministra diversos cursos voltados à manutenção de aeronaves e equipamentos, mantendo os especialistas de outras unidades da FAB sempre atualizados e totalmente capacitados nos mais novos e modernos métodos de revisão, reparos e controles.

O evento

A unidade abriu seus portões à comunidade às 9h00, onde foi iniciado o evento. Durante a manhã, o público contou com apresentações diversas, como por exemplo, salto de paraquedistas, acrobacias aéreas efetuadas pelo piloto Marcos Geraldi, exibição do helicóptero da Polícia Militar de MG com rapel, exibição dos cães do canil da Polícia Militar de MG, passagens do Neiva T-25 Universal do PAMA-LS e aeronaves civis e, ainda, apresentação do Grupo Star Wars.

O público pode apreciar ainda, diversas aeronaves em exposição estática, visitar o interior do SC-105 Amazonas, conhecer alguns equipamentos do Exército Brasileiro em exposição, produtos e serviços de algumas empresas do setor aeronáutico da região e, também, a clássica exposição de plastimodelismo aeronáutico. Este ano, o evento contou ainda, com a presença das  faculdades FUMEC e UNA expondo e divulgando seus cursos de formação na área aeronáutica.

Puderam ser vistas de pertos as aeronaves IU-93 do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Vôo), T-27 Tucano, T-25 Universal, A-29 Super Tucano, SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirulha, H-34 Super Puma, Cessna 150/152 de instituições de ensino da capital, PA-28 privados e de instituições de ensino e, ainda um ultraleve Bravo 700.

 

As exibições em voo foram bem diversificadas: T-25 Universal, A-29 Super Tucano, Cessna 152, Sikorsky H-60H Blackhawk, T-27 Tucano, Cessna 172, com destaque para as passagens dos caças AMX A-1 e F-5 levando todos ao delírio.

Às 10:30 houve 4 passagens do caça AMX A-1 e, em seguida, a chegada da Esquadrilha da Fumaça. Às 13:45 foi a vez do F-5 fazer 5 passagens deixando o público atônito com seu belo ruído! Em seguida, houve outro lançamento de paraquedistas e mais exibições do T-25 Universal e A-29 Super Tucano em voo. Às 15:20, o H-60H Blackhawk decolou, fez algumas passagens e rumou para o Galeão.

Apresentação do EDA e nova aeronave

Às 16:00 foi iniciada a cerimônia de apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o que reuniu uma multidão de pessoas. Na ocasião, foi anunciada a nova aeronave que será usada pelo esquadrão: o A-29B Super Tucano cujas matrículas dos 2 primeiros exemplares do EDA são FAB5964 e FAB5965.

O primeiro, já convertido para o EDA, estava sem os armamentos. Já o segundo, ainda portava as metralhadoras .50. No dia seguinte ao evento, as aeronaves foram entregues ao Esquadrão e, em breve deverão portar o novo esquema da esquadrilha.

 

Segundo algumas informações divulgadas por integrantes da Esquadrilha, a expectativa é de que, a primeira demonstração do Esquadrão ocorra no dia 7 de setembro do ano que vem na cerimônia de aniversário da Proclamação da República em Brasília.

Após a demonstração da Esquadrilha, os pilotos distribuíram folders e revistas e posaram para fotos recebendo ovação e o carinho de todo o público presente.

O evento foi encerrado às 17:00 tendo lugar como um dos melhores já realizados no PAMA-LS. Tudo isto graças ao empenho de todos os integrantes da unidade  bem como da FAB em si, e também, dos envolvidos na organização, realização e exposição do evento. Portanto, o PAMA-LS está de parabéns por mais esta brilhante realização.

Um Comentário:

  1. Rubens martins da costa

    minas que tenha o pai da aviaçao fica fora das comemoraçoes da fab que belo agradecemento tenha os comandantes da força aeria brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *