Passageiros Star Alliance ganham novo conceito de check-in em Tóquio.

Singapore Boeing 777 Star Alliance

A Star Alliance concluiu com sucesso o lançamento de um novo conceito de check-in na ala Sul do Terminal 1 Tóquio-Narita, oferecendo aos clientes uma maior variedade de opções de check-in e dando-lhes mais controle sobre esta parte do processo de viagens, com economia de tempo. Para alcançar este objetivo, foi alterado o layout da área de check-in, onde os viajantes encontrarão agora as mesas distribuídas por companhia aérea ao invés da classe de viagem, como acontecia anteriormente em Narita.

Este layout revisado anda de mãos dadas com a instalação de novas máquinas de autosserviço, além de emissão de cartões de embarque e impressão de tags de bagagem. Isto faz da Star Alliance a primeira aliança global de companhias aéreas a oferecer a viajantes internacionais do Japão a opção de impressão automática e auto-tagging.

“A iniciativa em Narita é parte de nossa estratégia global para reduzir complexidades operacionais e do esforço para viabilizar padronizações de procedimentos, com o objetivo de fornecer aos clientes uma melhor experiência de viagem”, disse Mark Schwab, CEO da Star Alliance. “Levantamentos iniciais comprovam que mais clientes do que o esperado estão utilizando os serviços de self-service”, complementou.

Os 116 novos quiosques de uso comum formam a espinha dorsal do novo conceito em Narita. Eles permitem que os clientes façam o check-in para qualquer uma das 17 companhias aéreas membros – Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Austrian, Asiana Airlines, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, SWISS, Turkish Airlines, THAI e United – que voam a partir do Terminal 1.

No momento, três companhias aéreas membros oferecem impressão de etiqueta de bagagem e as 14 restantes programam-se para fazê-la em meados de julho. O serviço completo de check-in para clientes que viajam em Primeira Classe, Business e Star Alliance Gold, bem como para passageiros da classe econômica que requerem suporte adicional, completam a oferta.

Atualmente, 18 companhias aéreas membros da Star Alliance operam em Narita, oferecendo aos passageiros a opção de 1.300 voos semanais para 61 destinos em 24 países.

As alterações implementadas em Narita foram impulsionadas por uma combinação de razões. Em termos de capacidade, com o número de companhias da Star Alliance operando a partir de Narita e com o aumento do volume de passageiros, eram necessários espaços adicionais de check-in. Isto fez do aeroporto uma localização ideal para a implementação de um novo conceito, baseado na experiência obtida na realização do projeto do Terminal 2 do aeroporto Londres Heathrow. Lá, a Aliança conseguiu com sucesso reduzir o espaço de check-in em 20%, como resultado desse novo conceito.

Além de Narita, a Star Alliance fez alterações no conceito de check-in no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e no Terminal Internacional Tom Bradley, de Los Angeles, todas baseadas na experiência inovadora da Aliança durante a execução do projeto do Terminal 2 em Londres-Heathrow. Lá, todas as companhias aéreas membros da Star Alliance utilizam a mesma seleção de quiosques, fazendo uso comum de contadores de bagagens e até mesmo de desks de check-in na classe econômica. Tendo o sucesso do projeto Terminal 2 como base, a Aliança aprimora a experiência do cliente em outros aeroportos ao redor do globo, implementando vários avanços tecnológicos obtidos em Londres.

Da Assessoria de Imprensa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias