PASSAPORTE: passo-a-passo para você solicitá-lo em 15 minutos. Economize tempo.

CAPA_454ppt

Como você sabe, o PASSAPORTE é necessário para quem pretende viajar para a maioria dos destinos internacionais.

Para solicitar é muito mais simples do que você imagina e preparamos esse guia de 6 passos que vão economizar seu tempo e ajudar MUITO! Caso necessário, o site oficial da Polícia Federal é http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte.

Confira como solicitar seu passaporte em 15 minutos.  Ganhe tempo, confira o passo-a-passo:

 

1. PREENCHA O FORMULÁRIO no site da Polícia Federal NESSE LINK – você precisará dos seguintes documentos em mãos:

– RG

– CPF

– Título de Eleitor

– Carteira de Situação Militar

– Certidão de Nascimento ou de Casamento

– Passaporte Anterior (caso você esteja renovando o passaporte)

 

2 – ANOTE o número do protocolo gerado logo após finalizar o preenchimento do formulário. IMPRIMA ou SALVE o boleto em seu computador.

 
3 – PAGUE o boleto que é emitido na própria página.  O valor atual para a emissão do passaporte comum é de R$156,00. Você deve pagar até três dias úteis antes de comparecer à PF (passo 5).

 

4 -AGENDE no próprio sistema a data e local se sua preferência para que você compareça e leve seus documentos. Confirme se a unidade que escolheu permite fazer o agendamento pela internet. Caso não aceite entre em contato pelo telefone 194 para orientações.

 

5– COMPAREÇA no dia e local que você escolheu levando os seguintes documentos:

– Comprovante de pagamento da GRU

– Número do protocolo de solicitação do passaporte

– Documentos pessoais conforme listado no site da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria

 

6– RETIRE PESSOALMENTE no dia que te informarem. É preciso levar o protocolo e a identidade original. Caso o documento não seja retirado num prazo de 90 dias, ele será cancelado e você terá que fazer tudo de novo, inclusive pagar novamente.

 

Respostas a perguntas comuns:

FOTO – Não é necessário levar fotos, elas serão tiradas pela Polícia Federal, junto com a coleta das impressões digitais, no dia e hora que você agendou.

PROTOCOLO – Tenha o número de protocolo anotado para acompanhar no site o andamento do processo. No dia em que você comparecer ao posto da PF você será informado da data prevista para que o documento fique pronto.

VALIDADE – Os novos passaportes são válidos por 10 anos.

DADOS ATUALIZADOS – Deixe seu e-mail atualizado, a PF poderá contata-lo para avisar que o documento ficou pronto (às vezes antes do previsto) ou que está na hora de renovar o passaporte.

CONTATO DA POLÍCIA FEDERAL – você pode ter dúvidas, não é verdade? E nem sempre é fácil encontrar os contatos, então seguem as para que possam te ajudar a qualquer momento:

– telefone 194

– e-mail faleconosco@dpf.gov.br

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO SITE DA PF – através do site http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte você tem os seguintes serviços:

– Requerer um passaporte e verificar a documentação necessária

– Consultar andamento de um pedido de passaporte

– Gerenciar o agendamento: solicitar, cancelar, reagendar, reemitir GRU

– Solicitar um passaporte de emergência

– Solicitar passaporte para estrangeiro (para não-brasileiros)

– Solicitar o Laissez-Passer (quando o estrangeiro possui passaporte de um país que não mantém relação diplomática com o Brasil)

– Dúvidas sobre o novo passaporte e vistos

– Requisitos para pedir nacionalidade brasileira (para estrangeiros)

 

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado. Compartilhe com seus amigos!

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.