Peruvian Airlines planeja comprar Sukhoi Superjet e voar para o Brasil

A Sukhoi e a Peruvian Airlines anunciaram um acordo preliminar para a intenção de adquirir jatos russos civis por parte da companhia aérea peruana, que seria a primeira operadora do modelo na América do Sul.

Avião Sukhoi Superjet SSJ 100
Sukhoi SSJ100 Superjet. Imagem: Divulgação / Superjet International.




O anúncio foi feito durante o Farnborough International Airshow na segunda-feira (16). Segundo reportes da mídia estatal russa RIA Novosti, o acordo foi selado entre Alexander Rubstsov, presidente da Sukhoi Civil Aircraft, e Cesár Cataño, fundador e acionista da Peruvian.

A companhia peruana demonstrou interesse no SSJ100, que leva até 103 passageiros e tem um alcance 4.578km na sua versão LR de Longo Alcance. Outro jato considerado para as rotas mais densas e mais longas é o Irkut MC-21-300, que leva 180 passageiros com peso máximo de decolagem de 180 toneladas e voa por até 6.000km, concorrente direto do A320 e 737.

O maior tráfego de passageiros da companhia está em Cusco, grande destino turístico peruano. A Peruvian quer certas garantias de que as aeronaves sejam capazes de decolar com peso máximo, já que a alta altitude e o calor do local reduzem naturalmente a eficiência dos motores ao deixarem o ar rarefeito.

 Apesar de não ter sido assiando um contrato final de compra, é esperado que Peruvian adquira 10 unidades de cada modelo. Os novos aviões caso sejam comprados devem começar a operar entre 2020 e 2021, em voos domésticos e para novas rotas internacionais para a Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

A prioridade, segundo César, é sair do hub de Lima, que hoje é necessário exatamente por restrições devido a alta altitude nos aeroportos de Cusco e Arequipa. “Isto irá reduzir custos e será uma solução lucrativa não apenas para o nosso negócio, mas também para os passageiros que irão apreciar esta inovação”, conclui César.

Alexander, por sua vez, disse que está animado em cooperar com a Peruvian para que a performance da aeronave seja satisfatória em condições de alta altitude. Ele também prometeu apoiar a empresa no quesito manutenção, incluindo a reposição de peças.

O AeroIN já voou no Sukhoi Superjet 100, confira a matéria exclusiva clicando aqui.

Com informações da RIA Novosti.

Após problemas com o SSJ100, Mexicana Interjet é ressarcida em $39 milhões


 

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias