Piloto canta Despacito e bloqueia comunicação no Aeroporto de Ezeiza.

Um piloto cantando a música do momento bloqueou a comunicação do Aeroporto de Ezeiza por 15 minutos ontem em Buenos Aires. O botão utilizado para se comunicar na frequência acabou travando e deixando o microfone aberto, com o piloto fazendo um karaokê da música Despacito, dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee.




Além de cantar a música latina de maior sucesso no YouTube com mais de 1 bilhão de visualizações, o piloto argentino que estava em um pequeno avião lançou piadas e diversos comentários zueiros. Diversos pilotos que estavam ouvindo a frequência tentaram contactar a torre para prosseguir o seu voo mas não conseguiram, causando um grande problema para os controladores de voo no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, o maior da Argentina.

Para não existir duas pessoas falando ao mesmo tempo nas frequências aeronáuticas, quando acionado o botão PTT (Push To Talk) muda o rádio de receptor para transmissor e “bloqueia” que outros equipamentos na mesma frequência transmitam, da mesma maneira que os Walkie-Takies e rádios amadores.

O piloto cantor não teve sua identidade revelada, mas só percebeu que o botão PTT estava bloqueado quando finalmente uma controladora conseguiu estabelecer contato com ele. “Senhor, você bloqueou a frequência por todo esse tempo, por 15 minutos todos escuaram o que você estava falando” disse a controladora. Em seguida o piloto pediu mil desculpas e falou que não tinha percebido que o botão estava bloqueado.

Segundo fontes da Empresa Argentina de Navegação Aérea revelaram ao site La Hora, o ocorrido não é um acidente considerável. Veja abaixo o aúdio do piloto cantor, reproduzido na TV argentina Todo Noticias:

Com informações dos jornais argentinos La Hora e TodoNoticias. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.