Piloto grava Boeing 777 sendo interceptado por jatos Eurofighter.

Boeing 777 da Jet Airways, idêntico ao interceptado pelos caças.

Os pilotos do voo BA2042, da British Airways, tiveram a inusitada experiência de acompanhar, de camarote, toda a ação de uma interceptação de dois caças de guerra a um avião comercial de passageiros. O Boeing 777 da empresa indiana Jet Airways perdeu comunicação com o centro de controle, levando ao procedimento de acionamento de dois jatos Eurofighter para averiguar a situação. Veja a seguir o vídeo de interceptação e, logo abaixo, mais informações sobre a situação.




 

No dia 16/02, o Boeing 777-300 da Jet Airways, de matrícula VT-JEX, cumpria voo entre Mumbai, na Índia, e Londres, capital da Inglaterra. Quando cruzava o espaço aéreo entre a Eslováquia e a República Tcheca, a tripulação deixou de responder aos chamados do Controle de Tráfego da região.

As comunicações permaneceram interrompidas até que o Boeing 777 chegasse ao espaço aéreo da Alemanha. Como procedimento padrão em situações como essa, os alemães acionaram dois jatos Eurofighter para interceptá-lo e averiguar a situação por contato visual.

Antes mesmo da interceptação, entretanto, os pilotos do Jet Airways retomaram a comunicação próximo à cidade de Nuremberg. Eles teriam se enganado quando inseriram a frequência de rádio no sistema, selecionando 132,980MHz ao invés de 132,890MHz.

Mesmo assim foi mantida a missão de interceptação, que ocorreu nas proximidades da cidade de Frankfurt e foi gravada em belas imagens por um dos pilotos de outro Boeing 777, o G-YMMD da British Airways, que voava pouco acima e atrás da ação, conforme se observa na imagem a seguir, capturada no site FlightRadar24.

Site FlightRadar24 mostra a aeronave da British logo atrás do 777 da Jet Airways sobre a Alemanha.

A bordo do Boeing 777, os 330 passageiros que se dirigiam a Londres tiveram a exclusiva experiência de ver um belo caça voando lado-a-lado, idêntico ao da imagem abaixo, pertinho da aeronave. Só não podemos dizer se foi uma experiência interessante ou assustadora!

O avançado caça Eurofighter, modelo que interceptou o Boeing 777. (Copyright Eurofighter)

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

19 Comments:

  1. Alexandre Pedro Maris

    Gostei muito do vídeo.Porém, o mais intrigante é o objeto que passa aos 1 minuto e 26 segundos da esquerda para a direita ( de quem olha o vídeo ). Não parece ser um outro avião.

  2. Capital da índia nova deli e nao Mumbai

  3. Murilo eu não sabia que voos comerciais voavam tão próximos… Acho que não dá 1000 metros né… Muito bom o aeroin, parabéns cara!

  4. Deve ter sido assustador. Vc esta lá na janelinha de repente aparece um caça do seu lado pra dizer oi.

  5. Caças não fazem mal algum,o que fazem mal sao os baloes.

  6. Tem um objetivo que passa no vídeo da esquerda pra direita no 1:25

  7. Edilson Soares… olha que demais!!

  8. Luiz Henrique Victor Pitta sobre o que tinha mencionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *