Piloto grava Boeing 777 sendo interceptado por jatos Eurofighter.

Boeing 777 da Jet Airways, idêntico ao interceptado pelos caças.

Os pilotos do voo BA2042, da British Airways, tiveram a inusitada experiência de acompanhar, de camarote, toda a ação de uma interceptação de dois caças de guerra a um avião comercial de passageiros. O Boeing 777 da empresa indiana Jet Airways perdeu comunicação com o centro de controle, levando ao procedimento de acionamento de dois jatos Eurofighter para averiguar a situação. Veja a seguir o vídeo de interceptação e, logo abaixo, mais informações sobre a situação.




 

No dia 16/02, o Boeing 777-300 da Jet Airways, de matrícula VT-JEX, cumpria voo entre Mumbai, na Índia, e Londres, capital da Inglaterra. Quando cruzava o espaço aéreo entre a Eslováquia e a República Tcheca, a tripulação deixou de responder aos chamados do Controle de Tráfego da região.

As comunicações permaneceram interrompidas até que o Boeing 777 chegasse ao espaço aéreo da Alemanha. Como procedimento padrão em situações como essa, os alemães acionaram dois jatos Eurofighter para interceptá-lo e averiguar a situação por contato visual.

Antes mesmo da interceptação, entretanto, os pilotos do Jet Airways retomaram a comunicação próximo à cidade de Nuremberg. Eles teriam se enganado quando inseriram a frequência de rádio no sistema, selecionando 132,980MHz ao invés de 132,890MHz.

Mesmo assim foi mantida a missão de interceptação, que ocorreu nas proximidades da cidade de Frankfurt e foi gravada em belas imagens por um dos pilotos de outro Boeing 777, o G-YMMD da British Airways, que voava pouco acima e atrás da ação, conforme se observa na imagem a seguir, capturada no site FlightRadar24.

Site FlightRadar24 mostra a aeronave da British logo atrás do 777 da Jet Airways sobre a Alemanha.

A bordo do Boeing 777, os 330 passageiros que se dirigiam a Londres tiveram a exclusiva experiência de ver um belo caça voando lado-a-lado, idêntico ao da imagem abaixo, pertinho da aeronave. Só não podemos dizer se foi uma experiência interessante ou assustadora!

O avançado caça Eurofighter, modelo que interceptou o Boeing 777. (Copyright Eurofighter)

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.
  • Alexandre Pedro Maris

    Gostei muito do vídeo.Porém, o mais intrigante é o objeto que passa aos 1 minuto e 26 segundos da esquerda para a direita ( de quem olha o vídeo ). Não parece ser um outro avião.

    • Alexandre, trata-se da sombra de outro avião que está cruzando mais acima.

  • Jean Pierre

  • Capital da índia nova deli e nao Mumbai

    • Na realidade o nome mesmo seria Deli. O nova é popular porque houve mudanças da cidades.

  • Mauricio

    Murilo eu não sabia que voos comerciais voavam tão próximos… Acho que não dá 1000 metros né… Muito bom o aeroin, parabéns cara!

    • Mauricio, a separação vertical pode ficar em 1000 pés, ou seja, em torno de 300 metros apenas!

  • Deve ter sido assustador. Vc esta lá na janelinha de repente aparece um caça do seu lado pra dizer oi.

  • Caças não fazem mal algum,o que fazem mal sao os baloes.

  • Tem um objetivo que passa no vídeo da esquerda pra direita no 1:25

  • Edilson Soares… olha que demais!!

    • Dá hora hein Felipe Torres, imagina a surpresa dos passageiros com dois caças escoltando o avião, espetacular o vídeo.

  • Luiz Henrique Victor Pitta sobre o que tinha mencionado

  • Ricardo Schenatto