Pilotos da Delta se confundem e pousam Airbus em Base Aérea.

Airbus A320 Delta N370NW

Um avião da Delta acabou pousando no aeroporto errado na Dakota do Sul após os pilotos confundirem uma base aérea com o aeroporto de destino na última Quinta, segundo reportes da NTSB, orgão do governo americano que investiga acidentes e incidentes envolvendo qualquer meio de transporte no país.

O voo Delta 2845 decolou do aeroporto de Minneapolis/Saint Paul no Minnesota com 130 passageiros a bordo no fim da tarde da última Quinta, dia 07 de Julho. O voo que durou o aproximadamente 1h20min, tinha como destino a cidade de Rapid City, no estado da Dakota do Sul,, e logo após o pouso, os pilotos perceberam que não estavam no aeroporto de Rapid City, e sim na Base Aérea de Ellsworth, que atualmente abriga um esquadrão dos bombardeiros supersônicos B-1 Lancer.

mapa dakota do sul

Segundo a Associated Press, a base aérea de Ellsworth é 16km ao norte do Aeroporto Regional de Rapid City, aonde seria o destino da aeronave, ambos os aeroportos tem pistas com a mesma orientação magnética, do noroeste para o sudeste.

A Delta confirmou o fato e disse “o voo partiu para Rapid City ainda na Quinta á noite, após coordenação com oficiais da Força Aérea.” e adicionou “A tripulação foi afastada do trabalho enquanto a investigação está sendo feita pela NTSB. A Delta irá cooperar totalmente com a investigação e já começou uma auditoria interna por conta própria. Segurança é sempre a prioridade máxima da Delta.”

A companhia contactou todos os passageiros do voo 2845 e pediu desculpas pelo ocorrido. Já a Força Aérea dos Estados Unidos afirmou que os oficiais da Base de Ellsworth seguiram os procedimentos adequados para a situação.

A Associated Press conduziu uma pesquisa em 2014 que concluiu que dos anos 90 até a data da pesquisa, foram 150 ocorrências de confusão de pouso ou ocorrências aonde se iniciou o procedimento de pouso e o piloto percebeu o erro a tempo.

Informações por USA Today Travel.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.