Por que aviões não recolhem o trem de pouso no primeiro voo?

787-10 First Flight

A última semana foi marcada por grandes movimentos na indústria aeronáutica. As três maiores fabricantes mundiais colocaram em voo pela primeira vez novos modelos de suas renomadas aeronaves, começando pela Embraer com o E195-E2 na quarta-feira, 29/03, passando pela Boeing com o 787-10 na manhã de sexta-feira, 31/03, e finalizando pela Airbus com o A319neo na mesma sexta-feira.




Com os primeiros voos dos aviões, surgem os diversos vídeos, fotos e transmissões ao vivo, e com eles um questionamento bastante comum à maioria das pessoas. Ao contrário do que ocorre tradicionalmente com os aviões no dia-a-dia, por que o trem de pouso não é recolhido logo após a decolagem na maioria dos voos de estreia de novos modelos? Quem responde isso é o nosso amigo Lito, do canal Aviões & Músicas. Confira no vídeo a seguir!

 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.