Portões abertos em São Paulo teve Esquadilha e muita animação do público

IMG_9414

 

Texto e Fotos de Ícaro Roberto, Juan Carlos Reis e Luis Alberto Neves

Nos dias 22 e 23 de setembro o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, situado no Campo de Marte, abriu seus portões ao publico. Eram esperadas 100 mil pessoas no evento, mas o tempo bom e a grande divulgação trouxeram muito mais do que isso.

O Fim de Semana Aéreo faz parte das comemorações da Semana da Asa, o evento teve uma série de atrações aéreas, estáticas e musicais. Mesmo com o frio os visitantes não desanimaram e foram conferir de perto toda a programação.

 

Todos tiveram a oportunidade de conhecer o interior do EADS Casa C-105 que acompanha a fumaça nos eventos e o interior do DeHavilland C-115 Buffalo que foi aposentado pela força aérea em 2008, além disso todos puderam entrar no hangar e conhecer a parte material e suprimentos de manutenção e modernização dos caças F-5 que vieram da Jordânia e Estados Unidos.

Estiveram presentes helicópteros como os “Esquilos” da Policia Militar, Policia Civil, Exército Brasileiro,  a Força Aérea Brasileira trouxe o BlackHawk e também aeronaves Bandeirantes de Patrulha Marítma (“Banderulha”), Embraer A-29 “Super Tucano”, T-25, alem de varias passagens sem pouso do F-5 que pertence ao esquadrão PIF-PAF sediado em Porto Alegre.

 

Uma das aeronaves mais visitadas foi o lendário North-American T-6 que voou pela Esquadrilha da Fumaça de 1955 a 1961, na época ficou famosa por ser pilotada pelo respeitado Coronel Braga, ex-integrante e pai do Major Aviador Alexandre, atual piloto da Fumaça.

Completando a excelente estrutura do evento, foi reservada uma área para vendas de artigos relacionados a aviação e uma tenda da esquadrilha da fumaça, também uma grande e variada praça de alimentação. O astronauta Marcos Pontes também esteve presente e lançou seu livro “O Menino do Espaço”

No final, na voz do Cap Av. Escobar, o público foi ao delírio com as manobras ousadas da Esquadrilha da Fumaça, que encantou de crianças até idosos. A apresentação do EDA durou exatamente uma hora e depois do encerramento de sua demonstração, os pilotos foram até o publico para distribuir material impresso e autógrafos. Nos dois dias o publico acompanhou também os shows dos grupos Pixote, Quinteto em Branco e Preto e a Banda da Base Aérea de São Paulo. O encerramento ficou por conta do cantor Leonardo, com grandes sucessos de sua carreira.

Agradecemos à equipe da Trebor Eventos e Força Aérea Brasileira pela ótima organização e empenho para que todos nos sentíssemos muito bem nesses dois dias.