Portões Abertos na Academia da Força Aérea 2013

1170798_488986761193145_883178382_n

Em pleno dia dos pais, 11 de agosto, os filhos apaixonados por aviação puderam dar aos seus um presente diferente: a visita à academia da força aérea. Localizada na cidade de Pirassununga, em São Paulo, esse ano foram comemorados os 61 anos da querida Esquadrilha da Fumaça.

 

Texto e fotos: Arthur Arnoldi

 

O público abraçou o evento e compareceu em grande número para conferir diversos modelos presentes da nossa querida Força Aérea, tais como os treinadores T-25 e T-27, os caças F-5M e F-2000, além do patrulhador P-3 Orion, entre outros.

O gigante, C-130 do esquadrão Gordo, baseado no Rio de Janeiro, impressionava pela suas dimensões e “guardava” o evento, posicionado logo na entrada.

Nas apresentações, Lucas Bonventi acrescentou fumaça no céus, já tão acostumado com ela, com sua aeronave CEA 309 “Mehari”, que chamava atenção pelo fator de carga que consegue resistir (+11g/-11g). Os pilotos de acrobacia, em meio a subidas e descidas, eram largamente aplaudidos pelo público.

A Esquadrilha Extreme foi sensação e trouxe de volta a AFA os T-6’s, além de um Beech 18, que com seus motores radiais, deram um ar nostálgico para muitos ali.

A força aérea representou bem no quesito apresentação de aeronaves. Logo na chegada fomos recepcionados com passagens dos T-25 da própria academia, além dos T-27 e dos os A-29B nas cores da Esquadrilha da Fumaça. Aqui fica uma observação minha, não poderia haver pintura que combinasse melhor do que esta para este tipo de aeronave. Ficou belíssimo!

A aviação de caça abrilhantou o evento com passagens dos modelos: AT-26 “Xavante” e F-5M. A novidade ficou para o final do dia, quando a maioria do público já estava deixando o evento, as luzes de navegação de uma aeronave surgiram no horizonte. E la estava ele: o A319 do GTE que realizou um toque e arremetida no aeródromo.

O evento, serviu mais uma vez para aproximar o público da Força Aérea, mas também para deixar a todos com mais vontade de ver a Esquadrilha da Fumaça nas novas cores que levarão a nossa bandeira mais alto, mais longe e mais rápido.

 

Comente