Qatar Airways compra 10% da Cathay Pacific

A gigante árabe Qatar Airways anunciou na madrugada desta segunda-feira (6) que fechou um acordo para compra de 387 milhões em ações da Cathay Pacific, companhia asiática baseada em Hong Kong.




A quantidade de ações compradas pela empresa árabe é de quase 10% do total da companhia hong-konguesa, especificamente 9,68% do total. O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, declarou que “o Qatar Airways Group está muito feliz em completar este investimento na Cathay Pacific, que é uma parceira membro da aliança oneworld e uma das aéreas mais fortes no mundo, respeitada pela indústria e com grande potencial para o futuro.”

Este investimento faz parte da estratégia global da Qatar, que já possui 20% das ações da IAG (Grupo formado pela British Airways e Iberia), 10% da LATAM e 49% da italiana Meridiana. A medida foi anunciada em horário estratégico, pouco antes da abertura da bolsa de Hong Kong. Apesar de valores oficiais não terem sido informados, o negócio é estimado em mais de $630 milhões de dólares.

Pela Assessoria de Imprensa da Qatar Airways.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.