Quatro A350 da LATAM serão repassados à Qatar.

A LATAM Brasil irá repassar quatro dos seus sete A350 para a Qatar Airways, companhia que estreou o modelo mundialmente e que detém 10% das ações da LATAM.

Fontes ligadas à Airbus na Alemanha e na França indicam que as quatro aeronaves brasileiras irão para a Qatar a partir de Março.



A configuração interna sofrerá uma pequena mudança. Todos os assentos da Ecônomica Premium serão transformados em assentos regulares da Ecônomica da Qatar. Já foram definidas as novas matrículas dos Airbus A350, veja abaixo:

  • O primeiro A350 (PR-XTG) a ser transferido terá a matrícula A7-AMA, começando no dia 1º de Março o seu primeiro voo comercial na rota Doha – Munique, nos voos Qatar 59 e 60.
  • Para a mesma rota, mas nos voos QR57/58, será o A7-AMB (no Brasil PR-XTF), iniciando as operações no dia 1º de Abril.
  • No dia 15 do mesmo mês, o A7-AMC irá operar nos voos QR149/150 na rota para Madri a partir do hub de Doha.
  • Por último, a quarta aeronave a ser transferida ostentará o registro A7-AMD, também na rota para a capital espanhola, porém no dia 1º de Maio nos voos QR151/152.

Atualmente todos os A350 da LATAM encontram-se com a pintura da companhia. Especula-se que a pintura da LATAM seria mantida parcialmente, tendo em vista a impossibilidade de uma pintura completa devido ao curto período de tempo para o começo das operações.

Atualização #2: Fontes dentro da companhia afirmaram que o A350 de matrícula PR-XTG, que atualmente se encontra na TAP M&E no RIOgaleão, e nos próximos dias irá para Doha, aonde ficará pela Qatar num contrato de um ano, que incluiria tripulação, que seria rotacionada a cada três meses.

A aeronave deve manter pintura e interior da LATAM e contar com adesivo “Operated by Qatar Airways”.

A matrícula do PR-XTG será A7-AMA, e na próxima semana o PR-XTF segue também para Doha, aonde será o A7-AMB, porém ficando apenas 6 meses emprestado para a Qatar Airways.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e graduando de Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

132 Comments:

  1. Excesso de aeronaves grandes na LATAM haha

  2. Faz é tempo que isso havia sido dito.

  3. Agora é torcer que o Akbar compre a parte brasileira e crie uma nova companhia <3

  4. Já era de esperar, nunca vamos ver aquela aviação brasileira de dar orgulho. Azul cancelou pedidos, LATAM a mesma coisa . Restou a Gol, espero que não cancelem os 737 Max.

  5. Então a Latam passara a ficar com quantos A 350? Ou nenhum??

  6. Quando eu digo que a pior coisa na aviação brasileira foi a extinção da TAM, e não adianta vir com o papo de crise pq a qualidade da LATAN só vem piorando. :'(

  7. As aeronaves não vão por muito tempo Calma povo

  8. A aviação brasileira está se desintegrando!

  9. Os 777-300ER e os 767-300ER são novos e não tem essa “famigerada” economy extra. Sorte que a Qatar vai tirar saporra!

  10. Tive a felicidade em fazer uma viagem MAO/GRU/MAO e é uma linda máquina sentindo-se triste, mas com esperança de retorno das aeronaves para a rota brasileira.

  11. Galera assim como a gol empresta 738 pra Transavia… a a LATAM tá emprestando A350… não ficarão lá por MT tempo até pq os executivos e diretores dá LATAM amaram o avião… não tirem conclusões precipitadas..

  12. Brasil afundando!
    A latam vai ficar só com três?

  13. A pior coisa que a LATAM fez foi substituir os 777 por A350… fiquei mó triste… os 777’s são tão lindos… aqueles motores…

  14. Maia tarifas estão lá encima GIG Tô MIA 950 us mesma tarifa em Ustates. MIA to GIG 550us

  15. E isso aí. Vou comprar 10% de vocês e preciso de 4 dos seus melhores aviões blz ! Sem stress. Muito obrigado pelo cafézinho ;). Esse é o nosso Akbar Al Baker e não fale nada negativo dele senão ele vai comprar 49% da empresa pra mandar todos embora !

  16. Juliano Prado nao sao somente 4 que tem?

  17. As transferências serão temporárias, alguma previsão de quanto tempo ficarão no Qatar até retornar?

  18. esse 50 é uma roubada. caro demais.

  19. Acredito que irão os XTF/XTG que já não estão na malha. Os outros, dúvida. Podiam ser os primeiros, já que não estão config com a Premium Economy.

  20. Atualizamos a matéria com a data de partida primeira aeronave (amanhã) e as identificações brasileiras das mesmas.

  21. Pingback: QR: QR in München

  22. Boa noite. Alguém sabe o horário que o avião sairá do Rio de Janeiro rumo a Doha?

  23. Acho que esse adiamento tem um significado de cancelamento. Com a majoritária LAN no comando, é mais fácil vir mais B-787 do que A-350.

  24. Pingback: Decola para Doha, o primeiro A350 da LATAM transferido para a Qatar. - AEROIN

  25. Pingback: LATAM finaliza acordo para sub-leasing de A350 para a Qatar. - AEROIN