Quatro A350 da LATAM serão repassados à Qatar.

A LATAM Brasil irá repassar quatro dos seus sete A350 para a Qatar Airways, companhia que estreou o modelo mundialmente e que detém 10% das ações da LATAM.

Fontes ligadas à Airbus na Alemanha e na França indicam que as quatro aeronaves brasileiras irão para a Qatar a partir de Março.



A configuração interna sofrerá uma pequena mudança. Todos os assentos da Ecônomica Premium serão transformados em assentos regulares da Ecônomica da Qatar. Já foram definidas as novas matrículas dos Airbus A350, veja abaixo:

  • O primeiro A350 (PR-XTG) a ser transferido terá a matrícula A7-AMA, começando no dia 1º de Março o seu primeiro voo comercial na rota Doha – Munique, nos voos Qatar 59 e 60.
  • Para a mesma rota, mas nos voos QR57/58, será o A7-AMB (no Brasil PR-XTF), iniciando as operações no dia 1º de Abril.
  • No dia 15 do mesmo mês, o A7-AMC irá operar nos voos QR149/150 na rota para Madri a partir do hub de Doha.
  • Por último, a quarta aeronave a ser transferida ostentará o registro A7-AMD, também na rota para a capital espanhola, porém no dia 1º de Maio nos voos QR151/152.

Atualmente todos os A350 da LATAM encontram-se com a pintura da companhia. Especula-se que a pintura da LATAM seria mantida parcialmente, tendo em vista a impossibilidade de uma pintura completa devido ao curto período de tempo para o começo das operações.

Atualização #2: Fontes dentro da companhia afirmaram que o A350 de matrícula PR-XTG, que atualmente se encontra na TAP M&E no RIOgaleão, e nos próximos dias irá para Doha, aonde ficará pela Qatar num contrato de um ano, que incluiria tripulação, que seria rotacionada a cada três meses.

A aeronave deve manter pintura e interior da LATAM e contar com adesivo “Operated by Qatar Airways”.

A matrícula do PR-XTG será A7-AMA, e na próxima semana o PR-XTF segue também para Doha, aonde será o A7-AMB, porém ficando apenas 6 meses emprestado para a Qatar Airways.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e graduando de Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Um Comentário:

  1. Acredito que irão os XTF/XTG que já não estão na malha. Os outros, dúvida. Podiam ser os primeiros, já que não estão config com a Premium Economy.