Ranking aponta GRUAirport e RIOgaleão como principais portões de entrada do Brasil.

012011q
O Ministério do Turismo lançou essa semana o esperado Anuário Estatístico do Turismo 2016 (ano-base 2015). Fizemos uma pesquisa sobre os números, sobretudo relacionados ao transporte aéreo, a qual compartilhamos com nossos amigos leitores.

Olhando para o número total de estrangeiros que aterrissaram em solo brasileiro, vemos uma diminuição de 5% na comparação com 2014 (ano da Copa). O número não deixa de ser bom, já que foram 4,32 milhões de turistas vindos de outros países, o segundo maior resultado da série histórica, iniciada nos anos 70. Esses números são bons para nos relembrarem que o pior da crise econômica mundial já passou há algum tempo.

Os principais portões de entrada de todo esse contingente foram o Estado de São Paulo, representado por GRUAirport e Viracopos (2,25 milhões de passageiros ou 52% do total), seguido pelo Rio de Janeiro, com seu RIOgaleão (1,34 milhão de passageiros ou 31% do total). A diferença para o terceiro colocado é brutal, como mostra o ranking abaixo.

Uma informação importante acerca do ranking é que ele conta todos os turistas que desembarcaram vindos do exterior, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Também, reforçamos que os números consideram somente chegadas no Brasil, a fim de evitar contagem duplicada (que aconteceria caso contasse partidas também).

 

Ranking 1 – Chegadas de turistas ao Brasil por via aérea

ranking1mtur

 

Dentre os continentes que mais tiveram tráfego de  turistas para o Brasil estão a América do Sul, que tradicionalmente ocupa essa posição de destaque, principalmente devido à curta distância e menores custos de viagem. Em segundo lugar vem a Europa.

Por sua vez, dentre as nações que geram maior quantidade de passageiros para terras tupiniquins, encontramos nossa ‘hermana’ Argentina liderando a lista com impressionantes 21,15% de participação. Eles são seguidos pelos Estados Unidos, com 12,76% e o Chile com 6,21%. Veja mais no ranking abaixo.

 

Ranking 2 – Origem dos turistas, por Continente

continentes

 

Ranking 3 – Origem dos turistas, por País

rkporpais11

9 Comments:

  1. Então???? Meio conhecida essa resposta

  2. Que novidade. Pode colocar ai uns 31 anos que isso vem acontecendo.

  3. RS e PR perdem AA. BSB perde Aerolineas. VCP perde AA e Copa. CNF perde ORD e por aí vai 🙁

  4. Acabou de ser apresentado a pintura oficial da Latam !

  5. Números vergonhosos para nós brasileiros e para o nosso turismo!! Sem contar os assassinatos que existem por aqui, Brasil tão lindo, maravilhoso e infelizmente inseguro para nós é turistas.. Mas vamos que vamos! Avante!! 😛

  6. Infelizmente o investimento no Brasil é zero e isso fica cada dia mais fixo! É um total absurdo um passageiro de Manaus por exemplo ter que ir a GRU ou GIG para ir a Europa. Todos sabem que sou um tremendo defensor dos voos direitos, mas os próprios brasileiros são os primeiros a querer voar via GIG e GRU alegando ser “mais” um voo de avião, além da velha gostou do freeshop maior nestes aeroporto. Os números apresentados na matéria são mais que batidos e a mais de 30 anos assim. E não vai mudar tão cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *