Rastreamento de malas em tempo real pode trazer economia para companhias aéreas.

sita-rfid-bagagem-mala

A implementação global da tecnologia Radio Frequency Identification (RFID), que pode controlar com precisão a bagagem dos passageiros em tempo real através de pontos-chave na viagem, pode fazer com que a indústria de transporte aéreo economize mais de US$ 3 bilhões nos próximos sete anos.

A SITA, provedora global de TI para o setor aéreo, e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) revelam que as taxas de rastreamento de alta precisão da tecnologia RFID pode reduzir o número de malas extraviadas em até 25% até 2022, principalmente por meio de acompanhamento eficiente. O SITA/IATA business case descreve como isso vai proporcionar uma economia importante para as companhias aéreas, além de oferecer maior segurança para os passageiros. As primeiras implementações de RFID por companhias aéreas, como a Delta Air Lines, mostram uma taxa de sucesso de 99% para rastreamento das malas.

Em particular, a RFID irá localizar a má gestão durante a transferência de um voo para outro, uma das áreas-chave identificadas pela SITA e IATA, em que a tecnologia pode ajudar a melhorar as taxas de manuseio de bagagem. A tecnologia RFID irá garantir que os aeroportos, companhias aéreas e manipuladores terrestres sejam capazes de manter o controle de malas em cada etapa da viagem e garantir que a bagagem correta seja carregada para o voo respectivo. A tecnologia também apoia a resolução 753 da IATA, que exige que, até 2018, as companhias aéreas mantenham o controle de cada item de bagagem do início ao fim.

A implantação de RFID irá fortalecer a economia já significativa entregue pelo uso inteligente da tecnologia para a gestão de bagagem. De acordo com o Relatório de Bagagem da SITA 2016 – SITA Baggage Report 2016, a tecnologia tem ajudado a reduzir o número de malas extraviadas em 50% a partir de um recorde de 46,9 milhões bagagens extraviadas em 2007, gerando uma economia para a indústria de US $ 22,4 bilhões. Esta melhoria aparece, apesar de um forte aumento no número de passageiros em relação ao mesmo período.

Jim Peters, diretor de tecnologia da SITA, diz: “A indústria aérea está à beira de uma revolução no rastreamento de bagagem. Com a implantação global da RFID, aumenta a precisão e reduz as taxas que de extravio. Esta é uma situação win-win – passageiros serão mais felizes, as operações serão executados com mais tranquilidade e as companhias aéreas vão economizar bilhões de dólares “.

Andrew Price, chefe de operações globais de bagagem da IATA diz: “Ao longo dos últimos anos, temos visto mais trabalho para ajudar as companhias aéreas a introduzir e colher os benefícios da tecnologia RFID através de uma melhor supervisão das suas operações de bagagem. Isto incluiu ensaios e, claro, a implementação da Delta Air Lines. Os avanços na tecnologia e os imensos benefícios que trazem para o setor aéreo levou a IATA a revisitar e  explorer totalmente os benefícios da RFID hoje “.

As primeiras implementações de RFID pelas companhias aéreas, como a Delta Air Lines, mostram uma taxa de sucesso de 99% para rastreamento de malas, ajudando a reduzir ainda mais o número de bagagens extraviadas.

David Hosford, gerente de estratégia de performance de bagagem da Delta Air Lines, diz: “Estamos investindo em RFID para melhorar ainda mais as nossas taxas de manuseio de bagagem e melhorar a experiência do cliente. A tecnologia RFID nos fornece mais dados e informações de rastreamento mais preciso durante toda a viagem bagagem.

O caso da SITA / IATA mostra que as melhorias na manipulação de taxas não vêm a um grande custo. As características da RFID podem ser implantadas por US$ 0,1 por passageiro, em média, ao mesmo tempo gerando economia esperada de mais de US $ 0,2 por passageiro. Com algumas grandes companhias aéreas e aeroportos já introduzindo a tecnologia RFID, combinado com o fato de que é compatível com a tecnologia de código de barras existente, a adoção de RFID em todos os aeroportos poderia fornecer um retorno positivo para as companhias aéreas, tanto na redução de custos quanto na satisfação dos passageiros.

As análises da SITA e da IATA são baseadas na RFID sendo implantada em 722 aeroportos (que representam 95% do número de passageiros em nível global) durante um período de seis anos – entre 2016 e 2021 -, enquanto as economias são calculados ao longo de sete anos. Os números para 2016 levam em conta a infraestrutura RFID já implantada ou em vias de ser implantada em vários pontos de indução sobre a viagem da bagagem.

A pesquisa da SITA sobre RFID e rastreamento de bagagem é parte de seu contínuo investimento em pesquisa para o benefício de toda a comunidade de transporte aéreo. O rastreamento de bagagem é um dos  cinco programas de pesquisa que a SITA lançou para abordar alguns dos desafios mais prementes da indústria. Os outros são o gerenciamento de identidade do futuro; a facilitação da Nova Capacidade de Distribuição da IATA (NDC); um sistema de alerta de interrupção de toda a indústria; e reforço da cibersegurança em toda a indústria.

Para ouvir o áudio de Peter Drummond sobre a RFID, por favor clique  aqui.

Informações pela assessoria de imprensa da SITA BRASIL. 

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias